Ações afirmativas no Brasil - V. 02 - Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação
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Ações afirmativas no Brasil - V. 02 - Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação

Amélia Artes, Sandra Unbehaum, Valter Roberto Silvério
  • Cód: 9788524925139

por R$ 52,00  

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  • Cortez Editora
  • Organizador: Amélia Artes, Sandra Unbehaum, Valter Roberto Silvério
  • ISBN: 9788524925139
  • Número de páginas: 288
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 570 gramas

SINOPSE As políticas de ação afirmativa — presentes nos cursos de graduação há mais de 15 anos — têm adentrado os espaços da pós-graduação a partir de propostas e experiências de mudanças nos processos seletivos de ingresso em programas de pós-graduação em diversas universidades brasileiras. O livro reúne a reflexão de especialistas sobre essas mudanças e seus desafios ainda a serem enfrentados para que o espaço de construção das ciências e tecnologias de ponta sejam democraticamente ocupados pela diversidade étnica cultural que caracteriza a sociedade brasileira. Os autores desejam que a leitura auxilie nas reflexões sobre a temática, na manutenção das conquistas já obtidas e no longo caminho ainda a ser construído para a consolidação de uma sociedade justa na distribuição e na produção de seus saberes em todos os espaços sociais, incluindo a pós-graduação

Amélia Artes

Amélia Artes é psicóloga e pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade São Paulo. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 2012, trabalhou em diferentes projetos nas áreas de educação infantil ao ensino superior. Suas pesquisas e publicações privilegiam as análises de bases de dados consolidados para caracterização do acesso à garantia de uma educação de qualidade para todos. É Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Sandra Unbehaum

Sandra Unbehaum é, desde 1995, pesquisadora do Grupo Gênero, Direitos Humanos, Raça/Etnia, no Departamento de Pesquisas Educacionais, da FCC. Fez mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem publicações sobre políticas educacionais e gênero, educação em sexualidade e diversidade sexual, direitos humanos na pós-graduação, seus principais temas de pesquisa e ativismo. Desde 2009 coordena o Departamento de Pesquisas Educacionais.

Valter Roberto Silvério

Sociólogo, com mestrado pela Unesp e doutorado pela Unicamp, e professor do programa de Pós-Graduação e do Departamento de Sociologia da UFSCar e Vice-presidente do International Scientific Committee for Volume IX of the General History of Africa (GHA - UNESCO). Suas pesquisas recobrem o campo dasa relações raciais no Brasil contemporâneo e dos estudos sobre diáspora africana.
As políticas de ação afirmativa — presentes nos cursos de graduação há mais de 15 anos — têm adentrado os espaços da pós-graduação a partir de propostas e experiências de mudanças nos processos seletivos de ingresso em programas de pós-graduação em diversas universidades brasileiras. O livro reúne a reflexão de especialistas sobre essas mudanças e seus desafios ainda a serem enfrentados para que o espaço de construção das ciências e tecnologias de ponta sejam democraticamente ocupados pela diversidade étnica cultural que caracteriza a sociedade brasileira. Os autores desejam que a leitura auxilie nas reflexões sobre a temática, na manutenção das conquistas já obtidas e no longo caminho ainda a ser construído para a consolidação de uma sociedade justa na distribuição e na produção de seus saberes em todos os espaços sociais, incluindo a pós-graduação