Arte-Educação: leitura no subsolo
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Arte-Educação: leitura no subsolo

Ana Mae Barbosa
  • Cód: 9788524920677

por R$ 52,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Organizador: Ana Mae Barbosa
  • ISBN: 9788524920677
  • Número de páginas: 248
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 300 gramas

SINOPSE Este livro é uma coletânea de ensaios resultado de uma pesquisa acerca das influências estrangeiras na mudança do ensino modernista da arte para o seu ensino contemporâneo. Essa pesquisa efetuou-se pela análise de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas entre 1981 e 1993, nas universidades brasileiras. Apresentamos, assim, uma listagem da produção de pós-graduação na área de arte-educação e os ensaios mais frequentemente citados para justificar o ensino da arte como expressão e cultura, isto é, a ideia de se aliar no ensino o fazer "espontâneo" e a apreciação, análise e decodificação da obra de arte.

Ana Mae Barbosa

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, Professora Titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, atuando no Mestrado e Doutorado em Arte-Educação que criou na USP e no Núcleo de Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação da Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi presidente da International Society of Education Through Art (1990-93) e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (1987-93). Publicou doze livros sobre Arte e Arte-Educação, sendo os últimos Tópicos Utópicos (Com-arte, 1998) e Arte-Educação: leitura no subsolo (Cortez, 1999).
Recebeu o prêmio Edwin Ziegfeld nos Estados Unidos (1992) e o Prêmio Internacional Herbert Read (1999). Em 2001 foi escolhida para dar a Studies in Art Education's Lecture, distinção conferida pela primeira vez a um estrangeiro nos 50 anos de existência da Associação.
Este livro é uma coletânea de ensaios resultado de uma pesquisa acerca das influências estrangeiras na mudança do ensino modernista da arte para o seu ensino contemporâneo. Essa pesquisa efetuou-se pela análise de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas entre 1981 e 1993, nas universidades brasileiras. Apresentamos, assim, uma listagem da produção de pós-graduação na área de arte-educação e os ensaios mais frequentemente citados para justificar o ensino da arte como expressão e cultura, isto é, a ideia de se aliar no ensino o fazer "espontâneo" e a apreciação, análise e decodificação da obra de arte.