Avaliação das aprendizagens - sua relação com o papel social da escola
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Avaliação das aprendizagens - sua relação com o papel social da escola

CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
  • Cód: 9788524922756
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  • Cortez Editora
  • Autor: CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
  • ISBN: 9788524922756
  • Número de páginas: 184
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 290 gramas

SINOPSE Em nossa sociedade contemporânea, arriscamos dizer que a visão que se tem da escola e dos processos avaliativos não é tão contemporânea assim. Ainda temos fortes elos e crenças com uma educação escolar fundada em concepções quantitativas de avaliação e de conhecimento. Este livro pretende desestabilizar e questionar o que está naturalizado dessa forma e desafiar os docentes (especialmente os professores da educação básica) a abandonarem o "velho conhecido", aceitando o risco de repensarem suas práticas.

CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES

Claudia de Oliveira Fernandes, é graduada em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestre em Educação (1997) e doutora em Ciências Humanas/Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como professora da Educação Básica durante 18 anos e nos últimos 17 anos tem atuado no ensino superior, na Faculdade de Pedagogia. Desde 2004, é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a partir de 2010, passou também a coordenar o Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU-UNIRIO. Foi consultora do MEC em diversas programas, em especial o Pro-Infantil e na publicação Indagações sobre o Currículo. Realiza pesquisas com ênfase em currículo e avaliação da aprendizagem em contextos escolares, em especial, relacionadas à implantação dos ciclos nas escolas públicas e sua relação com a avaliação, a política educacional, o currículo e a formação de professores. As pesquisas contam com financiamentos da FAPERJ e CNPq. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC, cadastrado no CNPq. A temática de pano de fundo que motiva os estudos e as pesquisas no grupo é o debate acerca da função social da educação escolar hoje e sua relação com o fracasso ou sucesso escolar.
Em nossa sociedade contemporânea, arriscamos dizer que a visão que se tem da escola e dos processos avaliativos não é tão contemporânea assim. Ainda temos fortes elos e crenças com uma educação escolar fundada em concepções quantitativas de avaliação e de conhecimento. Este livro pretende desestabilizar e questionar o que está naturalizado dessa forma e desafiar os docentes (especialmente os professores da educação básica) a abandonarem o "velho conhecido", aceitando o risco de repensarem suas práticas.

Avaliações dos clientes

Tito Tortori 19/09/2016

Como professor, as reflexões desse livro foram muito importantes para minha prática cotidiana.
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