Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula
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Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula

Celso Vasconcellos
  • Cód: 9788524927324

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  • Cortez Editora
  • Autor: Celso Vasconcellos
  • ISBN: 9788524927324
  • Número de páginas: 320
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 480 gramas

SINOPSE Este livro aborda, numa perspectiva de transformação, temáticas da maior importância para o educador: Projeto Político Pedagógico, Avaliação Institucional, Papel da Equipe Dirigente, Contribuições da Orientação Educacional, Papel da Supervisão/Coordenação Pedagógica, Trabalho Coletivo, Reuniões Pedagógicas, Currículo, Ciclos de Formação, Planejamento de Sala de Aula, Trabalho com o Conhecimento, Metodologia de Sala de Aula, Relação Professor-Aluno, Gestão de Sala de Aula, (In)Disciplina, Avaliação da Aprendizagem, Exames, Vestibular etc., tendo como eixo articulador a coordenação do trabalho pedagógico, no horizonte de uma gestão democrática e libertadora da sala de aula e da escola.

Por seu caráter abrangente e radical, esta é uma obra voltada para professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, professores-coordenadores, coordenadores de curso, orientadores educacionais, estudantes de pedagogia e licenciatura, gestores de sistemas de ensino e educadores em geral, da Educação Infantil ao Ensino Superior, de instituições públicas, privadas ou comunitárias.

Celso Vasconcellos

Celso dos Santos Vasconcellos é doutor em Educação pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, formou-se em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia N. S. Medianeira; cursou até o terceiro ano de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da USP. Formou-se técnico eletrônico pela Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (São Bernanrdo do Campo). concluiu ainda o curso de Teologia para Leigos (Cevam-SP). Participou de inúmeros encontros e congressos de educação. Trabalhou como professor na E.T.I. Lauro Gomes, no Colégio Pentágono, na Unesp-Fatec, no Colégio Moema, no Colégio São Luís, no Instituto de Ensino Imaculada Conceição (Imaco) e na FE/USP. Foi orientador educacional e pedagógico no Colégio São Luís e no Imaco. Neste último, foi ainda diretor (1985-1989). Foi membro do Conselho de Escola da E.M.P.G. Pe. Manoel de Paiva (1990-1993) e do Conselho Editorial da Revista de Educação AEC (1990-2008). Atualmente é pesquisador em educação, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, membro do Conselho Editorial da Ciclos em Revista e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando consultoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.
Este livro aborda, numa perspectiva de transformação, temáticas da maior importância para o educador: Projeto Político Pedagógico, Avaliação Institucional, Papel da Equipe Dirigente, Contribuições da Orientação Educacional, Papel da Supervisão/Coordenação Pedagógica, Trabalho Coletivo, Reuniões Pedagógicas, Currículo, Ciclos de Formação, Planejamento de Sala de Aula, Trabalho com o Conhecimento, Metodologia de Sala de Aula, Relação Professor-Aluno, Gestão de Sala de Aula, (In)Disciplina, Avaliação da Aprendizagem, Exames, Vestibular etc., tendo como eixo articulador a coordenação do trabalho pedagógico, no horizonte de uma gestão democrática e libertadora da sala de aula e da escola.

Por seu caráter abrangente e radical, esta é uma obra voltada para professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, professores-coordenadores, coordenadores de curso, orientadores educacionais, estudantes de pedagogia e licenciatura, gestores de sistemas de ensino e educadores em geral, da Educação Infantil ao Ensino Superior, de instituições públicas, privadas ou comunitárias.