Diretor escolar - educador ou gerente?
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Diretor escolar - educador ou gerente?

Vitor Henrique Paro
  • Cód: 9788524923166

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  • Cortez Editora
  • Coleção: Nova Coleção Questões da Nossa Época
  • Autor: Vitor Henrique Paro
  • ISBN: 9788524923166
  • Número de páginas: 128
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 170 gramas

SINOPSE Como esperar que os procedimentos didático-pedagógicos adotados no interior da escola sejam coerentes com a formação de personalidades humano-históricas, se esse objetivo, nos discursos e nas práticas, é permanentemente ignorado pelas políticas educacionais em favor de interesses centrados na lógica do mercado e nas inconsequências do amadorismo pedagógico? É razoável permitir que a fúria gestionária vigente, comprometida com os interesses mercantis, continue a pautar a forma de dirigir as escolas, reduzida esta ao controle do trabalho alheio e à responsabilização dos trabalhadores da educação pelos erros do sistema? Estas são algumas das questões discutidas neste novo livro de Vitor Paro, que, com a lucidez e a clareza sempre presentes em suas obras, busca examinar em profundidade o papel técnico-político do diretor da escola básica.

Vitor Henrique Paro

Vitor Henrique Paro é professor titular na Faculdade de Educação da USP, onde exerce a docência e a pesquisa, e coordena o "Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar" (Gepae). Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. É autor de vários trabalhos na área educacional, entre eles: Administração escolar: introdução crítica e Crítica da estrutura da escola (Cortez); Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino (Ática) e Reprovação escolar: renúncia à educação (Xamã). E-mail: vhparo@usp.br
Como esperar que os procedimentos didático-pedagógicos adotados no interior da escola sejam coerentes com a formação de personalidades humano-históricas, se esse objetivo, nos discursos e nas práticas, é permanentemente ignorado pelas políticas educacionais em favor de interesses centrados na lógica do mercado e nas inconsequências do amadorismo pedagógico? É razoável permitir que a fúria gestionária vigente, comprometida com os interesses mercantis, continue a pautar a forma de dirigir as escolas, reduzida esta ao controle do trabalho alheio e à responsabilização dos trabalhadores da educação pelos erros do sistema? Estas são algumas das questões discutidas neste novo livro de Vitor Paro, que, com a lucidez e a clareza sempre presentes em suas obras, busca examinar em profundidade o papel técnico-político do diretor da escola básica.