Educação, Cidadania - questões contemporâneas
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Educação, Cidadania - questões contemporâneas

Paulo Neves
  • Cód: 9788524915437

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  • Cortez Editora
  • Organizador: Paulo Neves
  • ISBN: 9788524915437
  • Número de páginas: 240
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 360 gramas

SINOPSE Tornou – se um lugar comum nas ciências humanas a ideia de que vivemos em uma época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas. Busca – se discutir nesta obra os vários nexos e sentidos de dois conceitos tradicionalmente pensados como inseparáveis: educação e cidadania. Com base em várias abordagens teóricas e diferentes campos empíricos - das políticas de ações afirmativas às dificuldades de uma educação crítica nas instituições de segurança pública, da educação no campo à comparação entre os modos de exercício da autoridade entre gerações no Brasil e na França etc. – procura – se questionar como transformações sociais de primeira grandeza podem alterar a percepção social sobre a cidadania. Igualmente reflete – se como esses processos dotam a educação de um novo papel nas relações que se estabelecem entre o cidadão e o Estado.

Paulo Neves

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Sociologia e Ciências Humanas - Universite Lumiere Lyon 2 (1992) e doutorado em Sociologia e Ciências Sociais - Universite Lumiere Lyon 2 (1999). Realizou também estágio de pos-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris em 2003-2004, para onde retornou como pesquisador visitante em 2006. De igual modo, foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2013), na City University of New York-CUNY (2013-2014) e na Princeton University (2014). Desde 2006 tem atuado anualmente como professor visitante no IEP-Lyon (Sciences-Po Lyon), onde oferta disciplinas sobre interculturalidade e sobre a atualidade política latino-americana em cursos de mestrado e graduação. Foi, ainda, professor visitante nas Universidades de Lyon2 e Rennes 2 (onde ocupou a cátedra das Américas), assim como no IEP (Sciences-Po) de Grénoble. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe e Pesquisador Associado do Centre Max Weber, França. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: direitos humanos, cidadania, segurança pública, relações raciais e movimentos sociais.
Tornou – se um lugar comum nas ciências humanas a ideia de que vivemos em uma época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas. Busca – se discutir nesta obra os vários nexos e sentidos de dois conceitos tradicionalmente pensados como inseparáveis: educação e cidadania. Com base em várias abordagens teóricas e diferentes campos empíricos - das políticas de ações afirmativas às dificuldades de uma educação crítica nas instituições de segurança pública, da educação no campo à comparação entre os modos de exercício da autoridade entre gerações no Brasil e na França etc. – procura – se questionar como transformações sociais de primeira grandeza podem alterar a percepção social sobre a cidadania. Igualmente reflete – se como esses processos dotam a educação de um novo papel nas relações que se estabelecem entre o cidadão e o Estado.