Educação e maioridade - dimensões da racionalidade pedagógica
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Educação e maioridade - dimensões da racionalidade pedagógica

Claudio Almir Dalbosco, Hans-Georg Flickinger
  • Cód: 9788575153383

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  • Cortez Editora
  • Organizador: Hans-Georg Flickinger, Claudio Almir Dalbosco
  • ISBN: 9788575153383
  • Número de páginas: 400
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 570 gramas

SINOPSE Resultado de diversas ações de intercâmbio internacional entre filósofos e pedagogos do Brasil e da Alemanha, os diversos ensaios reunidos neste livro procuram mostrar, através do diálogo entre filosofia e pedagogia, o sentido subjacente à aparente afirmação trivial de que não se conquista maioridade sem educação.

Claudio Almir Dalbosco

Cláudio Almir Dalbosco possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é membro do Conselhor Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e Vice-Presidente do GT Filosofia da Educação da ANPED.Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade.
Resultado de diversas ações de intercâmbio internacional entre filósofos e pedagogos do Brasil e da Alemanha, os diversos ensaios reunidos neste livro procuram mostrar, através do diálogo entre filosofia e pedagogia, o sentido subjacente à aparente afirmação trivial de que não se conquista maioridade sem educação.