Educação estética para jovens e adultos
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Educação estética para jovens e adultos

Sonia Carbonell
  • Cód: 9788524915970

por R$ 36,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Nova Coleção Questões da Nossa Época
  • Autor: Sonia Carbonell
  • ISBN: 9788524915970
  • Número de páginas: 128
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 170 gramas

SINOPSE A estética habita a escola de jovens e adultos. Ensinar e aprender com jovens e adultos é um processo que se funda em um território sensível que embeleza e dignifica quem dele participa. Pensar a EJA sob os paradigmas da estética implica selecionar conteúdos e metodologias que se orientam para a essência e para as práticas sociais dos conhecimentos produzidos. Ao reconhecer e legitimar os alunos como sujeitos históricos, a Educação Estética se revela como um meio de reafirmar o protagonismo desses homens e mulheres que, na condição de oprimidos, traçam bravas trajetórias de conquistas e de lutas. Fundamentos na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, este livro traz à luz uma compreensão da estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e dimensiona, sob uma perspectiva filosófica, um currículo estético para jovens e adultos. É uma obra relevante para os estudiosos - iniciantes e iniciados - da Educação de Jovens e Adultos.

Sonia Carbonell

Sonia Carbonell é doutoranda e mestre em Educação (FE-USP). Atua como professora de Arte no Colégio Santa Cruz (SP), como educadora e assessora de Arte e de EJA em Cajamar (SP). Autora de artigos sobre EJA, produziu o Referencial pedagógico-formativo para a Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio (MEC-Secad, 2009) e o Caderno de orientações didáticas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora em Artes no Ciclo II do Ensino Fundamental (SME-SP, 2006); é uma das elaboradoras do Carderno Alunas e Alunos da EJA - Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos (MEC, 2006) e da Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos - Arte (MEC, 2002). Em 2007, no México, sua dissertação de mestrado Arte e Educação Estética para Jovens e Adultos: as transformações no olhar do aluno - que originou este livro - obteve o Prêmio Internacional Crefal de melhor tese de Educação de Jovens e Adultos.
A estética habita a escola de jovens e adultos. Ensinar e aprender com jovens e adultos é um processo que se funda em um território sensível que embeleza e dignifica quem dele participa. Pensar a EJA sob os paradigmas da estética implica selecionar conteúdos e metodologias que se orientam para a essência e para as práticas sociais dos conhecimentos produzidos. Ao reconhecer e legitimar os alunos como sujeitos históricos, a Educação Estética se revela como um meio de reafirmar o protagonismo desses homens e mulheres que, na condição de oprimidos, traçam bravas trajetórias de conquistas e de lutas. Fundamentos na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, este livro traz à luz uma compreensão da estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e dimensiona, sob uma perspectiva filosófica, um currículo estético para jovens e adultos. É uma obra relevante para os estudiosos - iniciantes e iniciados - da Educação de Jovens e Adultos.