Ensino de Ciências - fundamentos e métodos
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Ensino de Ciências - fundamentos e métodos

Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco
  • Cód: 9788524926358

por R$ 72,00 2x de R$ 36,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Marta Maria Pernambuco, José André Angotti, Demétrio Delizoicov
  • ISBN: 9788524926358
  • Número de páginas: 288
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 540 gramas

SINOPSE Este livro destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza - Física, Química, Biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. Contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes, de tal modo que a estrutura do conhecimento científico - básico e aplicado - assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos. Pressupõe que os conhecimentos da ciências e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada por todos os estudantes.
Destaca, ao longo de suas partes, as várias dimensões envolvidas na produção do conhecimento cientifico, a fim de caracterizar a ciência e a tecnologia como atividades humanas sócio historicamente determinadas. Defende o uso e a interpretação de situações significativas para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - como pontos de partida que, articulados à conceituação científica, devem estruturar a programação do ensino. Ao fundamentar essa perspectiva, correlacionando-a com pesquisas da área de ensino/aprendizagem de Ciências, o livro apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula, para subsidiar o trabalho docente.

Marta Maria Pernambuco

Marta M. C. A. Pernambuco é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, onde já foi pró-reitora de graduação. Atualmente tem orientado teses e dissertações e coordenado projetos e grupos de pesquisa em ensino de Ciências, bem como propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire. Com Demétrio Delizoicov, integrou, de 1989 a 1992, a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular, concebido durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mantendo posteriormente serviços de assessoria a várias administrações, municipais e estaduais, em processos de reorientação curricular, com abordagem temática. É coautora do livro Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública (Loyola).
Este livro destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza - Física, Química, Biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. Contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes, de tal modo que a estrutura do conhecimento científico - básico e aplicado - assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos. Pressupõe que os conhecimentos da ciências e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada por todos os estudantes.
Destaca, ao longo de suas partes, as várias dimensões envolvidas na produção do conhecimento cientifico, a fim de caracterizar a ciência e a tecnologia como atividades humanas sócio historicamente determinadas. Defende o uso e a interpretação de situações significativas para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - como pontos de partida que, articulados à conceituação científica, devem estruturar a programação do ensino. Ao fundamentar essa perspectiva, correlacionando-a com pesquisas da área de ensino/aprendizagem de Ciências, o livro apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula, para subsidiar o trabalho docente.

Quem comprou, comprou também