Ensino de história - fundamentos e métodos
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Ensino de história - fundamentos e métodos

Circe Maria Fernandes Bittencourt
  • Cód: 9788524926150

por R$ 78,00 2x de R$ 39,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Circe Maria Fernandes Bittencourt
  • ISBN: 9788524926150
  • Número de páginas: 328
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 470 gramas

SINOPSE Este livro aborda aspectos do ensino e aprendizagem de História do ponto de vista dos problemas teóricos que fundamentam o conhecimento escolar e dos problemas das práticas em sala de aula. A História, enquanto conhecimento escolar, possui uma história que é brevemente apresentada, a fim de propiciar ao leitor reflexões sobre o atual momento da disciplina no processo de reformulações curriculares. O peso da "tradição escolar", as mudanças do público escolar e os impactos do mundo tecnológico estão inseridos nas transformações e permanências da história escolar. O livro preocupa-se em fornecer fundamentos sobre seleção de conteúdos e métodos para os futuros professores ou para os que já estão enfrenando o trabalho nas salas de aula. Métodos e conteúdos tradicionais devem ser abolidos? Qual a relação entre a produção historiográfica e a produção histórica escolar? Quais os materiais didáticos apropriados para as atuais gerações que vivenciam em seu cotidiano o mundo das informações tecnológicas simultâneas, consumistas e intensamente audiovisuais? Este livro pretende, sobretudo, propiciar aos docentes dos diferentes níveis uma base para refletir sobre as finalidades do ensino de História e seu papel na formação das atuais gerações.

Circe Maria Fernandes Bittencourt

Circe Maria Fernandes Bittencourt nasceu em Ribeirão Preto. Mudou ainda criança para São Paulo, onde estudou desde o primário até o curso clássico no Colégio São José. Fez seus estudos superiores no Departamento de História da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, onde se formou em 1967. Foi professora de História na rede pública e privada durante 18 anos. Fez estudos de pós-graduação no mesmo departamento, tornando-se mestre e doutora em História Social em 1988 e 1993. Trabalhou como professora de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da USP de 1985 a 1999. Tem participado de cursos de formação de professores da rede pública e tem-se dedicado também à formação de professores indígenas. No campo de pesquisa e ensino, atua como professora de pós-graduação na Faculdade de Educação da USP, com cursos de História dos Currículos e História das Disciplinas Escolares. Preocupada com a preservação de documentação da história da educação escolar, faz parte da coordenação do Centro de Memória da Educação da FE/USP. Desenvolve pesquisas, orienta dissertações e teses e tem produzido publicações sobre ensino e aprendizagem de História e sobre a história do livro didático brasileiro.
Este livro aborda aspectos do ensino e aprendizagem de História do ponto de vista dos problemas teóricos que fundamentam o conhecimento escolar e dos problemas das práticas em sala de aula. A História, enquanto conhecimento escolar, possui uma história que é brevemente apresentada, a fim de propiciar ao leitor reflexões sobre o atual momento da disciplina no processo de reformulações curriculares. O peso da "tradição escolar", as mudanças do público escolar e os impactos do mundo tecnológico estão inseridos nas transformações e permanências da história escolar. O livro preocupa-se em fornecer fundamentos sobre seleção de conteúdos e métodos para os futuros professores ou para os que já estão enfrenando o trabalho nas salas de aula. Métodos e conteúdos tradicionais devem ser abolidos? Qual a relação entre a produção historiográfica e a produção histórica escolar? Quais os materiais didáticos apropriados para as atuais gerações que vivenciam em seu cotidiano o mundo das informações tecnológicas simultâneas, consumistas e intensamente audiovisuais? Este livro pretende, sobretudo, propiciar aos docentes dos diferentes níveis uma base para refletir sobre as finalidades do ensino de História e seu papel na formação das atuais gerações.