Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental

Vilma Lení Nista-Piccolo, Wagner Wey Moreira
  • Cód: 9788524919275

por R$ 48,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Educação Física Escolar
  • Autor: Wagner Wey Moreira, Vilma Lení Nista-Piccolo
  • ISBN: 9788524919275
  • Número de páginas: 192
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 350 gramas

SINOPSE Neste livro os autores propõem reflexões acerca da Educação Física escolar praticada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amparados em amplas pesquisas e acompanhamentos de prátricas em escolas, levantam questões para se pensar criticamente o modo como as noções de esporte e corporeidade são encaradas hoje por professores de todas as áreas e contribuem para uma nova visão e estruturação da disciplina, ressaltando o valor de seus saberes como componente imprescindível na formação integral dos alunos. Com considerações abrangentes sobre tais noções, o livro é, ainda, enriquecido com um repertório de atividades como sugestões diversificadas para aulas pautadas na construção de novos conhecimentos.

Vilma Lení Nista-Piccolo

Vilma Lení Nista-Piccolo é licenciada em Educação Física e Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp (SP), onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e de extensão. Criou diferentes grupos de estudo e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu (SP), onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Também criou e coordenou o curso de Graduação em Educação Física e Esporte da Veris/Metrocamp (Campinas), onde implantou o Instituto do Esporte. Possui experiência na área de Educação Física Escolar e na de Ginástica, áreas em que a autora apresenta diversas publicações. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem se dedicado aos estudos da Inteligência Corporal Cinestésica. Atualmente, é professora concursada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) integrando o Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Wagner Wey Moreira

Wagner Wey Moreira é natural de Dois Córregos (SP). Na vida acadêmica, graduou-se em Educação Física e Pedagogia. Tornou-se mestre em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), doutor em Educação (Psicologia) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docência pela Unicamp. É um dos fundadores da Faculdade de Educação Física da Unicamp, participando da criação dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, exercendo ainda nessa universidade as funções de professor, coordenador de graduação e diretor associado. Também exerceu a docência nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Educação Física e em Educação na Unimep e na Universidade Federal do Pará (UFPA). Hoje exerce a docência na graduação e no mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Já orientou mais de meia centena de dissertações de mestrado e mais de uma dezena de teses de doutorado. Publicou e organizou vários livros. É bolsista de produtividade do CNPq e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (Nucorpo).
Neste livro os autores propõem reflexões acerca da Educação Física escolar praticada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amparados em amplas pesquisas e acompanhamentos de prátricas em escolas, levantam questões para se pensar criticamente o modo como as noções de esporte e corporeidade são encaradas hoje por professores de todas as áreas e contribuem para uma nova visão e estruturação da disciplina, ressaltando o valor de seus saberes como componente imprescindível na formação integral dos alunos. Com considerações abrangentes sobre tais noções, o livro é, ainda, enriquecido com um repertório de atividades como sugestões diversificadas para aulas pautadas na construção de novos conhecimentos.