Estágio e docência
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Estágio e docência

Maria Socorro Lucena Lima, Selma Garrido Pimenta
  • Cód: 9788524925771

Confira algumas páginas

por R$ 68,00 2x de R$ 34,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Maria Socorro Lucena Lima, Selma Garrido Pimenta
  • ISBN: 9788524925771
  • Número de páginas: 312
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 460 gramas

SINOPSE Nesta nova edição revista, atualizada e ampliada, este livro apresenta o estágio como componente curricular dos cursos que formam professores e pedagogos. Também discute e sugere caminhos para as questões de estágio desde sempre marcadas pela problemática relação entre teoria e prática, que pode ser questionada na proposta de um estágio realizado com pesquisa e, como pesquisa, contribui para uma formação de melhor qualidade de professores e de pedagogos.
A essa problemática, somam-se outras, que, decorrentes das mudanças no contexto social, na política educacional e na legislação e do avanço de conhecimentos sobre a formação de professores, apontam para a necessidade de se colocar o estágio em foco de análise, a partir de questionamentos surgidos no dia a dia da realidade escolar e acadêmica.

Maria Socorro Lucena Lima

Maria Socorro Lucena Lima, é Professora de Didática e Prática de Ensino nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará - Uece. Na pós-graduação, leciona Didática do Ensino Superior, junto aos programas de mestrado de Educação, Saúde Pública, Ciências Fisiológicas e Geografia da Uece. Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Concluiu o curso de mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, com uma pesquisa sobre Estágio Supervisionado. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), investigando sobre formação contínua e desenvolvimento profissional de professores. É membro do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador da FE/USP) e do GT de Formação Continuada do Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Atuou como coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação e atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Docência no Ensino Superior (Uece). Trabalha como assessora pedagógica em Secretárias Municipais de Educação do Ceará. É autora do livro" A hora da prática- reflexões sobre o estágio supervisionado" e " A ação docente" (Edições Demócrito Rocha) e organizadora e coautora dos livros: Aprendiz da prática docente e dialogando com a escola
(Edições Demócrito Rocha).

Selma Garrido Pimenta

Selma Garrido Pimenta, é Professora titular de Didática na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado na área de Educação (Filosofia), pela pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi Presidente eleita da Ande - Associação Nacional de Educação (1983/86) e presidente eleita da Comissão de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP (1999/2001). Foi também coordenadora do GT de Didática da Anped - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (1996/2000). Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), na qual também coordena o Gepefe. Consultora da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo junto ao Programa de Formação Contínua de Professores.
Nesta nova edição revista, atualizada e ampliada, este livro apresenta o estágio como componente curricular dos cursos que formam professores e pedagogos. Também discute e sugere caminhos para as questões de estágio desde sempre marcadas pela problemática relação entre teoria e prática, que pode ser questionada na proposta de um estágio realizado com pesquisa e, como pesquisa, contribui para uma formação de melhor qualidade de professores e de pedagogos.
A essa problemática, somam-se outras, que, decorrentes das mudanças no contexto social, na política educacional e na legislação e do avanço de conhecimentos sobre a formação de professores, apontam para a necessidade de se colocar o estágio em foco de análise, a partir de questionamentos surgidos no dia a dia da realidade escolar e acadêmica.