Fazer universidade - uma proposta metodológica
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Fazer universidade - uma proposta metodológica

Cipriano Luckesi, Elói Barreto, José Cosma, Naidison Baptista
  • Cód: 9788524919497

por R$ 54,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: Naidison Baptista, José Cosma, Cipriano Luckesi, Elói Barreto
  • ISBN: 9788524919497
  • Número de páginas: 288
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 410 gramas

SINOPSE Dirigido aos estudantes de nível superior, este livro proporciona ao leitor um real entendimento do que é a universidade para, a seguir, encaminhá-lo à prática dos mecanismos que embasarão suas atividades acadêmicas.

Cipriano Luckesi

Cipriano Carlos Luckesi é licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (1976) e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC/SP (1992). Foi professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFBA), ensinando na graduação de 1971 a 2002, quando se aposentou. Iniciou em 1985 suas atividades na pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação (UFBA), à qual está vinculado até o presente momento como professor pós-aposentado. Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, entre os anos de 1976 e 1994. Possui 12 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas. É conferencista.

Elói Barreto

Elói Barreto nascido em 1942, numa roça chamada Limeira, município de Simão Dias -SE. Em termos acadêmicos no Seminário Central da Bahia, cursou o ginásio, o clássico e três anos de filosofia, com bolsa de estudo, foi mandado para a Roma, Itália, Colégio Pio Brasileiro, Universidade Gregoriana, onde fez Teologia, pós-graduação, mestrado em Teologia Moral na Universidade Lateranense. No Brasil lecionou Teologia Moral no recém-criado Instituto de Teologia e Filosofia Contemporânea, assim como na Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador.Participou de vários projetos sociais e educacionais na Bahia em Igrejas Católicas. Migrou para São Paulo e, na PUC-SP, integrou a equipe que planejou e iniciou a experiência do ciclo básico de estudos, implantando a partir da Reforma da Universidade, em 1968. Trabalhou no planejamento e na execução da disciplina Problemas Filosóficos e Teológicos do Homem Contemporâneo. La obteve os títulos de bacharel e licenciado em Filosofia da Educação, que não concluiu em função do retorno para a Bahia (1961-1965). Formou uma equipe com os Professores Cipriano Luckesi e Naidison Batista, juntos assumiram a disciplina Metodologia do Trabalho Científico, comum a todos os cursos. Hoje aposentado da UEFS, la retornou para palestras, encontros e comemorações.

José Cosma

José Cosma nasceu na Itália em 16 de novembro de 1929. Formou-se em Filosofia pelo Instituto de Ensino Superior Aloisianum, em Gallarate, renomada sede dos Convênios MUndiais de Filosofia, responsável pela edição da Enciclopédia Filosófica que leva o seu nome e também gozando de grande prestígio no meio acadêmico. Formou-se também em Teologia pela mundialmente conhecida equipe pedagógica da Universidade Gregoriana (título reconhecido em equivalência a Mestrado pelo Estado brasileiro). No Brasil, foi professor nas seguintes instituições: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de S.José, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Faculdade Olga Metting, em Salvador- BA, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal na Bahia (UFBA), curso de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento da Bahia.

Naidison Baptista

Naidison Baptista nasceu em 9 de maio de 1940. É licenciado em Filosofia e Educação pelo Seminário Central da Bahia e Universidade Católica do Salvador. Fez especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica do Salvador, em convênio com a Universidade de São Paulo. Bacharelado e licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma, Itália. Fez mestrado em Teologia pelo Instituto Litúrgico de Trier na Alemanha. Foi professor de Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador; professor adjunto, aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana,tendo lecionado as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Psicologia das Relações Humanas. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com sede em Brasília. Membro do Conselho do Conselho de Segurança Alimentar do Estado da Bahia, do qual é presidente. Secretário executivo do MOC - Movimento de Organização Comunitária, entidade dedicada a trabalhos populares e comunitários. Coordenador da ASA - Articulação no Seminário Brasileiro. Integrante de redes e movimentos que buscam a educação contextualizada , máxime na dimensão de convivência com o seminário. Publicou obras como: "Conhecendo e refletindo sobre o seminário e a agroecologia. In: Santos, Bernadete et al. Construindo saberes para uma educação contextualizada. MOC, Feira de Santana, BA, 2011, p. 9-17, juntamete com Francisca Baptista (org.), Baú de leitura - Lendo histórias - Construindo cidadania. MOC, Feira de Santana, BA, 2009, também com Francisca Baptista, Educação rural - Sustentabilidade do campo. MOC, Feira de Santana, BA, 2005.
Dirigido aos estudantes de nível superior, este livro proporciona ao leitor um real entendimento do que é a universidade para, a seguir, encaminhá-lo à prática dos mecanismos que embasarão suas atividades acadêmicas.