Filosofia da educação como práxis humana
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Filosofia da educação como práxis humana

Claudio Almir Dalbosco, Pedro Angelo Pagni, SILVIO GALLO
  • Cód: 9788524924712

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  • Cortez Editora
  • Organizador: SILVIO GALLO, Claudio Almir Dalbosco, Pedro Angelo Pagni
  • ISBN: 9788524924712
  • Número de páginas: 304
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 450 gramas

SINOPSE A melhor maneira de homenagear um pensador é discutir sua obra. O leitor encontrará neste livro um diálogo com o pensamento e o trabalho de Antônio Joaquim Severino, uma referência quando se fala em Filosofia da Educação no Brasil e na comunidade de língua portuguesa. Ao acompanhar a trajetória do pensamento crítico, inquieto e inconformado deste lutador pela Filosofia, percorrerá em paralelo parte significativa da história política e universitária do país, da década de 1960 até nossos dias. Este livro é essencial para todos aqueles que se dedicam ao campo da Filosofia da Educação, como pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Mas interessa também a todos aqueles que se preocupam com a Educação no Brasil e veem na Filosofia uma forma de abordar os problemas que se descortinam nesse campo.

Claudio Almir Dalbosco

Cláudio Almir Dalbosco possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é membro do Conselhor Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e Vice-Presidente do GT Filosofia da Educação da ANPED.Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade.

Pedro Angelo Pagni

Pedro Angelo Pagni é Livre docente em Filosofia da Educação e Doutor em Educação pela UNESP. Pós- Doutor em Filosofia da Educação pela UCM-Madrid. Atualmente, é docente do Departamento de Adm. E Supervisão Escolar e do PPG em Educação da Fac. De Fil. E Ciências da UNESP/Marília e bolsista produtivi-
Dade do CNPq. Fo coordenador do GT de Filosofia da Educação da Anped. Autor de diversos artigos e livros.Na área de Filosofia da Educação, dentre os quais Experiência estética, formação humana e arte de Viver: desafios à educação escolar, publicado pela Edições Loyola em 2014.
A melhor maneira de homenagear um pensador é discutir sua obra. O leitor encontrará neste livro um diálogo com o pensamento e o trabalho de Antônio Joaquim Severino, uma referência quando se fala em Filosofia da Educação no Brasil e na comunidade de língua portuguesa. Ao acompanhar a trajetória do pensamento crítico, inquieto e inconformado deste lutador pela Filosofia, percorrerá em paralelo parte significativa da história política e universitária do país, da década de 1960 até nossos dias. Este livro é essencial para todos aqueles que se dedicam ao campo da Filosofia da Educação, como pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Mas interessa também a todos aqueles que se preocupam com a Educação no Brasil e veem na Filosofia uma forma de abordar os problemas que se descortinam nesse campo.