Filosofia no ensino médio
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Filosofia no ensino médio

ANTONIO JOAQUIM SEVERINO
  • Cód: 9788524921827

Confira algumas páginas

por R$ 89,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: ANTONIO JOAQUIM SEVERINO
  • ISBN: 9788524921827
  • Número de páginas: 336
  • Formato: 21.00 x 28.00
  • Peso: 850 gramas

SINOPSE A filosofia é uma forma de pensar que nos possibilita compreender melhor quem somos, em que mundo vivemos: em suma, ajuda-nos a entender melhor o próprio sentido de nossa existência. É claro que também as ciências e as outras formas de conhecimento e de expressão cultural nos ajudam a compreender o nosso modo de existir. Mas a filosofia tem um jeito particular e insubstituível de nos trazer essa compreensão. E por isso, sem ela, nossa visão, nossa percepção da existência dos homens, ficaria truncada.

ANTONIO JOAQUIM SEVERINO

Antônio Joaquim Severino é atualmente professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, na categoria de Professor Associado, MS-5, lotado no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Nasceu em 1941, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na Universidade Católica de São Paulo, apresentou seu doutorado em Filosofia, e 1972. Em 2000, prestou concurso de Livre-Docência em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação, da USP. Em 2003, tornou-se, mediante concurso, professor titular da mesma instituição. Publicou os livros pela Cortez: Métodos de estudo para o 2º Grau (1987 5ª ed. 1996); Filosofia (1992: 4ª ed. 1996) e vários artigos na área de filosofia, filosofia da educação e educação brasileira, seus principais campos de estudo e pesquisa. Tem longa e intensa experiência docente como professor de Filosofia e Filosofia da Educação em cursos de graduação em Filosofia e Pedagogia, bem como em cursos de pós-graduação em Educação de várias instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Foi professor na PUCSP, de 1966 a 1988, período em que lecionou igualmente, por breves períodos, na PUCCAMP, na UNICAMP e na UNIMEP. Exerceu também atividades de administração acadêmica, tendo sido coordenador de Programas de Pós-Graduação, Diretor do Centro de Educação (1976-1980) e Vice-Reitor Acadêmico da PUCSP (1980-1984). Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (1983-1987). [e.mail: severino@usp.br]
A filosofia é uma forma de pensar que nos possibilita compreender melhor quem somos, em que mundo vivemos: em suma, ajuda-nos a entender melhor o próprio sentido de nossa existência. É claro que também as ciências e as outras formas de conhecimento e de expressão cultural nos ajudam a compreender o nosso modo de existir. Mas a filosofia tem um jeito particular e insubstituível de nos trazer essa compreensão. E por isso, sem ela, nossa visão, nossa percepção da existência dos homens, ficaria truncada.

Quem viu, viu também