Formação cidadã no ensino médio, A
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Formação cidadã no ensino médio, A

Aida Maria Monteiro Silva, Celma Tavares
  • Cód: 9788524919909

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  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Educação em Direitos Humanos
  • Autor: Aida Maria Monteiro Silva, Celma Tavares
  • ISBN: 9788524919909
  • Número de páginas: 144
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 230 gramas

SINOPSE Reconhecendo no jovem a vocação de protagonista em uma sociedade de luta pelos Direitos Humanos, as autoras oferecem ao leitor um percurso completo de reflexão sobre o segmento e as possibilidades formativas na área, iniciando pelo fundamental diálogo entre o respeito à diversidade e os direitos humanos no Ensino Médio. São ali apresentados conceitos e contextos pertinentes, bem como o que indicam estudos e pesquisas cujo olhar volta-se ao tema, para, em seguida, mergulhar mais detalhadamente na realidade das escolas, procurando enxergá-las como espaço de cidadania ativa, em que devem ser objeto de reflexão e compromisso desde o cotidiano discente até os modelos vivenciados na gestão escolar, o projeto político pedagógico construído, e o próprio currículo pactuado. Finalmente, o livro apresenta sugestões e indicações de repertório de trabalho, contemplando filmografia, bibliografia, além de várias referências da área que poderão compor o repertório didático do professor.

Aida Maria Monteiro Silva

Aida Maria Monteiro Silva é doutora e pós-doutora em Educação, Especialista em DH. Professora da UFPE. Integra o Núcleo de EDH, Diversidade e Cidadania; o Fórum Internacional de DH; o Comitê Nacional de EDH da SDH/Presidência da República do Brasil. É líder do Grupo de Pesquisa EDH. É autora de livros e artigos sobre formação do/a professor/a; didática, gestão escolar e educação em direitos humanos e coautora do Plano Nacional de EDH. Coordenadora da Coleção de EDH da Cortez Editora.

Celma Tavares

Celma Tavares é doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha; mestra em Ciência Política pela UFPE; membro da coordenação colegiada da ONG Espaço Feminista e do Grupo de Investigação em Direitos Humanos no Brasil do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca; pesquisadora e autora de artigos nas áreas de tortura, gênero e educação em direitos humanos.
Reconhecendo no jovem a vocação de protagonista em uma sociedade de luta pelos Direitos Humanos, as autoras oferecem ao leitor um percurso completo de reflexão sobre o segmento e as possibilidades formativas na área, iniciando pelo fundamental diálogo entre o respeito à diversidade e os direitos humanos no Ensino Médio. São ali apresentados conceitos e contextos pertinentes, bem como o que indicam estudos e pesquisas cujo olhar volta-se ao tema, para, em seguida, mergulhar mais detalhadamente na realidade das escolas, procurando enxergá-las como espaço de cidadania ativa, em que devem ser objeto de reflexão e compromisso desde o cotidiano discente até os modelos vivenciados na gestão escolar, o projeto político pedagógico construído, e o próprio currículo pactuado. Finalmente, o livro apresenta sugestões e indicações de repertório de trabalho, contemplando filmografia, bibliografia, além de várias referências da área que poderão compor o repertório didático do professor.