Formação de professores na educação infantil
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Formação de professores na educação infantil

Marineide de Oliveira Gomes
  • Cód: 9788524920639

por R$ 62,00 2x de R$ 31,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Marineide de Oliveira Gomes
  • ISBN: 9788524920639
  • Número de páginas: 240
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 370 gramas

SINOPSE A partir da segunda metade do século XX, no Brasil, diante da definição de políticas para a infância em creches e pré escolas, rumo a uma perspectiva social de garantia de direitos, buscou se um perfil mais adequado ao profissional habilitado para atuar junto às crianças nesses ambientes educacionais. Não obstante, considerando a construção histórica do campo profissional e as trajetórias de formação de educadores que atuam em creches e em pré escolas, identificamos ainda desafios na concretização dos direitos e das políticas de formação. Compreender e analisar as identidades profissionais desses educadores, em uma perspectiva de desenvolvimento profissional que não dissocia o sujeito, a profissão e a instituição educacional, investigando os saberes, os limites e as possibilidades de socialização, assim como a importância do estágio e da pesquisa em processos formativos estas são algumas das contribuições desta obra.

Marineide de Oliveira Gomes

Marineide de Oliveira Gomes é pedagoga. Atuou em creches e pré-escolas, nos anos iniciais do ensino fundamental - na docência, direção e coordenação pedagógica - e em equipes de governos municipais - em áreas da Assistência Social e da Educação, na coordenação de programas para a infância. Atua como professora em cursos de nível superior de formação de professores. Mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de educação infantil, formação de educadores e políticas para a infância. É docente da Unifesp - Campus Guarulhos, no curso de Pedagogia. Entre outras produções, compõe o grupo de coautores das coletâneas Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito (Cortez, 2002); Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetivos complexos (Loyola, 2006); Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação (Loyola, 2008). Integra ainda o Gepefe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores -, vinculado à FE/USP.
A partir da segunda metade do século XX, no Brasil, diante da definição de políticas para a infância em creches e pré escolas, rumo a uma perspectiva social de garantia de direitos, buscou se um perfil mais adequado ao profissional habilitado para atuar junto às crianças nesses ambientes educacionais. Não obstante, considerando a construção histórica do campo profissional e as trajetórias de formação de educadores que atuam em creches e em pré escolas, identificamos ainda desafios na concretização dos direitos e das políticas de formação. Compreender e analisar as identidades profissionais desses educadores, em uma perspectiva de desenvolvimento profissional que não dissocia o sujeito, a profissão e a instituição educacional, investigando os saberes, os limites e as possibilidades de socialização, assim como a importância do estágio e da pesquisa em processos formativos estas são algumas das contribuições desta obra.