Formação do professor do Ensino Superior - desafios e políticas institucionais
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Formação do professor do Ensino Superior - desafios e políticas institucionais

Maria Isabel de Almeida
  • Cód: 9788524919459

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  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Maria Isabel de Almeida
  • ISBN: 9788524919459
  • Número de páginas: 184
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 290 gramas

SINOPSE O argumento central do livro é que a formação do docente do ensino superior e o sucesso de seu desenvolvimento profissional resultam da combinação de seu interesse e engajamento pessoal com a responsabilidade institucional de assegurar e valorizar possibilidades formativas por meio de ações políticas de gestão. Para sustentá-lo, a autora, por um lado, aborda as transformações que atingiram as universidades, no contexto da globalização e do aumento e diversificação do público estudantil, por outro, investiga em que consiste uma prática docente pedagogicamente estruturada, argumentando a favor de uma 'concepção ecológica' de formação, bem como da pedagogia e da didática como elementos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem.

Maria Isabel de Almeida

Maria Isabel de Almeida é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu estudos e pós-graduação na área de didática. Trabalha centralmente com a formação de professores e orienta pesquisas de mestrado e doutorado nos campos da didática e formação de professores, temas presentes também em suas publicações. Seus últimos estudos e pesquisas têm sido sobre pedagogia universitária, tendo realizado estudos de pós-doutorado nesse campo junto à Universidade Autônoma de Barcelona. Participou da gestão da área da graduação na Universidade de São Paulo no período 2006-2009, como assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Atualmente é vice-presidente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FE/USP e integra a Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. É integrante do Colegiado de Gestão do Grupo de Trabalho de Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). É também coordenadora (em parceria) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Educadores (Gepefe-FE/USP).
O argumento central do livro é que a formação do docente do ensino superior e o sucesso de seu desenvolvimento profissional resultam da combinação de seu interesse e engajamento pessoal com a responsabilidade institucional de assegurar e valorizar possibilidades formativas por meio de ações políticas de gestão. Para sustentá-lo, a autora, por um lado, aborda as transformações que atingiram as universidades, no contexto da globalização e do aumento e diversificação do público estudantil, por outro, investiga em que consiste uma prática docente pedagogicamente estruturada, argumentando a favor de uma 'concepção ecológica' de formação, bem como da pedagogia e da didática como elementos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem.