Gêneros jornalísticos - notícias e cartas de leitor no ensino fundamental
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Gêneros jornalísticos - notícias e cartas de leitor no ensino fundamental

Francisco Alves Filho
  • Cód: 9788524918353

por R$ 48,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Trabalhando com... na escola
  • Autor: Francisco Alves Filho
  • ISBN: 9788524918353
  • Número de páginas: 168
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 270 gramas

SINOPSE Se é certo que hoje há grande consenso acerca da necessidade de se trabalhar com gêneros em sala de aula, não é tão claro como este trabalho pode ser feito. Este livro dialoga diretamente com professores do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando articular dois objetivos essenciais: divulgar novos conceitos teóricos sobre o gênero e propor atividades pedagógicas e didáticas com base nesses novos conceitos. Apoiando-se em dois gêneros jornalísticos, a notícia e a carta de leitor, o livro trabalha com os conceitos ligados à noção de gênero, tais como o de evento deflagrador, de contexto de gêneros, de propósito comunicativo e de fusão, forma e conteúdo, os quais são apresentados através de exemplificações e embasam uma série de atividades de leitura, análise e produção de textos. Com muita frequência, as atividades sugeridas fazem uso da estratégia da simulação contextual, ou seja, estimula-se os alunos a se imaginarem vivendo determinados papéis nos contextos de produção de gêneros jornalísticos, de modo a adquirirem uma maior consciência da função social dos gêneros.

Francisco Alves Filho

Francisco Alves Filho é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí desde 1992. Fez doutorado e pós-doutorado na Unicamp, onde desenvolveu várias pesquisas sobre texto, autoria e gêneros do discurso. É um dos autores da coleção de livros didáticos Projeto Carnaúba, voltado para alunos do Ensino Fundamental I. É líder do grupo de pesquiisa Cataphora, que reúne pesquisadores interessados em estudar os gêneros do discurso e as relações entre linguagem e sociedade. Atua em dois projetos de formação de professores: o PARFOR e o PROINFANTIL, através dos quais mantém contato frequente com professores das redes de ensino público.
fev
Se é certo que hoje há grande consenso acerca da necessidade de se trabalhar com gêneros em sala de aula, não é tão claro como este trabalho pode ser feito. Este livro dialoga diretamente com professores do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando articular dois objetivos essenciais: divulgar novos conceitos teóricos sobre o gênero e propor atividades pedagógicas e didáticas com base nesses novos conceitos. Apoiando-se em dois gêneros jornalísticos, a notícia e a carta de leitor, o livro trabalha com os conceitos ligados à noção de gênero, tais como o de evento deflagrador, de contexto de gêneros, de propósito comunicativo e de fusão, forma e conteúdo, os quais são apresentados através de exemplificações e embasam uma série de atividades de leitura, análise e produção de textos. Com muita frequência, as atividades sugeridas fazem uso da estratégia da simulação contextual, ou seja, estimula-se os alunos a se imaginarem vivendo determinados papéis nos contextos de produção de gêneros jornalísticos, de modo a adquirirem uma maior consciência da função social dos gêneros.