Gramática e interação - uma proposta para o ensino de gramática
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Gramática e interação - uma proposta para o ensino de gramática

Luiz Carlos Travaglia
  • Cód: 9788524909825

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: Luiz Carlos Travaglia
  • ISBN: 9788524909825
  • Número de páginas: 248
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 370 gramas

SINOPSE A proposta ao ensino de gramática produz um quadro de referência que orienta o trabalho do professor. Neste quadro relacionam-se objetivos de ensino da concepção de linguagem e gramática, tipo de ensino de língua, a questão da avaliação linguística, do texto e do discurso.

Luiz Carlos Travaglia

Luiz Carlos Travaglia é Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) Com Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 33 artigos em periódicos especializados, 12 trabalhos completos em anais de eventos e 40 resumos em cadernos de eventos, 32 capítulos de livros, 06 livros técnicos e 09 livros didáticos. Organizou 04 obras e 01 número de periódico. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 95 eventos no Brasil. Orientou 18 dissertações de mestrado, 01 tese de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica na área de Lingüística. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Textual e em Lingüística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização.
A proposta ao ensino de gramática produz um quadro de referência que orienta o trabalho do professor. Neste quadro relacionam-se objetivos de ensino da concepção de linguagem e gramática, tipo de ensino de língua, a questão da avaliação linguística, do texto e do discurso.