Grau em perspectiva, O - uma abordagem centrada ao uso
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Grau em perspectiva, O - uma abordagem centrada ao uso

José Romerito Silva
  • Cód: 9788524922688

Confira algumas páginas

por R$ 36,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem
  • Autor: José Romerito Silva
  • ISBN: 9788524922688
  • Número de páginas: 144
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 180 gramas

SINOPSE Nesta obra, José Romerito Silva enfatiza, na categoria grau, não sua dimensão estritamente gramatical, mas sua natureza semântica, expressiva e funcional. Apresenta, ainda, tratamentos anteriores do grau e estabelece um quadro classificatório bastante didático e informativo. O livro se insere numa mais recente e atual abordagem dos estudos linguísticos e traz uma contribuição relevante, tanto por sua orientação, que desprivilegia o grau considerado como categoria do ponto de vista semântico, objetivo e subjetivo, "uma das estratégias discursivas mais utilizadas nos processos intercomunicativos - dos mais simples e descontraídos, (...) àqueles mais formais e ritualizados." A outra contribuição da obra é a metodologia adotada na análise, que possibilita constatar o alto teor de utilização da gradação de conceitos na língua corrente em nossos dias.

José Romerito Silva

José Romerito Silva é mestre e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor dessa mesma instituição, atuando com Práticas de Leitura e Escrita na Escola de Ciências e Tecnologia. É também professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), no qual desenvolve pesquisas na área de Linguística Cognitivo-Funcional. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso e Gramática, seção UFRN. Suas pesquisas tratam de temas como gramaticalização, intensificação e informatividade. Tem trabalhos publicados em periódicos especializados e em capítulos de livros.
Nesta obra, José Romerito Silva enfatiza, na categoria grau, não sua dimensão estritamente gramatical, mas sua natureza semântica, expressiva e funcional. Apresenta, ainda, tratamentos anteriores do grau e estabelece um quadro classificatório bastante didático e informativo. O livro se insere numa mais recente e atual abordagem dos estudos linguísticos e traz uma contribuição relevante, tanto por sua orientação, que desprivilegia o grau considerado como categoria do ponto de vista semântico, objetivo e subjetivo, "uma das estratégias discursivas mais utilizadas nos processos intercomunicativos - dos mais simples e descontraídos, (...) àqueles mais formais e ritualizados." A outra contribuição da obra é a metodologia adotada na análise, que possibilita constatar o alto teor de utilização da gradação de conceitos na língua corrente em nossos dias.