História geral da África - Vol. VII - África sob dominação colonial, 1880-1935
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

História geral da África - Vol. VII - África sob dominação colonial, 1880-1935

Albert Adu Boahen
  • Cód: 9788524918148

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção História Geral da África
  • Autor: Albert Adu Boahen
  • ISBN: 9788524918148
  • Número de páginas: 1040
  • Formato: 17.50 x 24.50
  • Peso: 1640 gramas

SINOPSE Este volume analisa o período (1880-1935) da partilha colonial, a conquista e a ocupação europeia da África e a invasão da Etiópia pela Itália fascista. Todo o volume é direcionado para as respostas dos próprios africanos aos desafios do colonialismo. Inicialmente, apresenta-se um levantamento das atitudes e reações dos africanos, às vésperas da era colonial, às pretensões europeias e suas ambições imperiais, seguido de capítulos que discutem iniciativas e reações africanas frente a divisão territorial arbitrária, conciliando uma visão geral e o detalhamento regional. A análise dos anos de 1919 à 1935 enfoca o impacto dos aspectos econômicos e sociais dos sistemas coloniais nas diferentes zonas de influência europeia e no norte do continente. Os capítulos finais observam os movimentos anticolonialistas, o fortalecimento do nacionalismo político africano e da interação entre a África negra e o Novo Mundo. Libéria e Etiópia são discutidas em capítulos especiais.

Este volume analisa o período (1880-1935) da partilha colonial, a conquista e a ocupação europeia da África e a invasão da Etiópia pela Itália fascista. Todo o volume é direcionado para as respostas dos próprios africanos aos desafios do colonialismo. Inicialmente, apresenta-se um levantamento das atitudes e reações dos africanos, às vésperas da era colonial, às pretensões europeias e suas ambições imperiais, seguido de capítulos que discutem iniciativas e reações africanas frente a divisão territorial arbitrária, conciliando uma visão geral e o detalhamento regional. A análise dos anos de 1919 à 1935 enfoca o impacto dos aspectos econômicos e sociais dos sistemas coloniais nas diferentes zonas de influência europeia e no norte do continente. Os capítulos finais observam os movimentos anticolonialistas, o fortalecimento do nacionalismo político africano e da interação entre a África negra e o Novo Mundo. Libéria e Etiópia são discutidas em capítulos especiais.