Introdução à historiografia da linguística
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Introdução à historiografia da linguística

RONALDO DE OLIVEIRA BATISTA
  • Cód: 9788524921322

Confira algumas páginas

por R$ 38,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: RONALDO DE OLIVEIRA BATISTA
  • ISBN: 9788524921322
  • Número de páginas: 120
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 200 gramas

SINOPSE A partir de uma proposta didática, o livro pretende introduzir alunos de graduação e pós-graduação nas perspectivas historiográficas de tratamento dos estudos sobre a linguagem. Considerando diretrizes teórico-metodológicas de autores reconhecidos no campo da Historiografia da Linguística, como Konrad Koerner e Pierre Swiggers, são apresentados os tópicos principais que definem a disciplina e área de pesquisa e também são discutidos alguns dos direcionamentos adotados pelos pesquisadores no estudo descritivo, analítico e crítico da história da linguística.

RONALDO DE OLIVEIRA BATISTA

Ronaldo de Oliveira Batista é Doutor em linguística pela Universidade de São Paulo, é Coordenador do Curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua também na Graduação e na Pós-Graduação em Letras. Pesquisador na área da Historiografia da linguística, com ênfase na análise dos desenvolvimentos dos estudos linguísticos no século XX e a constituição de grupos de especialidade, retóricas e metalinguagem. É autor dos livros "A palavra e a sentença: estudo introdutório" (Parábola Editorial, 2011), "Linguagem, comunicação, ação" (com Alexandre Huady Torres Guimarães, Ed. Avercamp, 2012) e "Introdução à pragmática (Ed. Mackenzie, 2012). Em 2012, organizou com Cristina Altman o Dossiê Historiografia da Linguística, publicado no volume 14, n.1. da revista "Todas as letras". Também organizou com Alexandre Huady Torres Guimarães o livro "Língua e literatura: Machado de Assis na sala de aula" (Parábola Editorial, 2012).
A partir de uma proposta didática, o livro pretende introduzir alunos de graduação e pós-graduação nas perspectivas historiográficas de tratamento dos estudos sobre a linguagem. Considerando diretrizes teórico-metodológicas de autores reconhecidos no campo da Historiografia da Linguística, como Konrad Koerner e Pierre Swiggers, são apresentados os tópicos principais que definem a disciplina e área de pesquisa e também são discutidos alguns dos direcionamentos adotados pelos pesquisadores no estudo descritivo, analítico e crítico da história da linguística.