Introdução à Linguística: vol. 3 - fundamentos epistemológicos
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Introdução à Linguística: vol. 3 - fundamentos epistemológicos

Anna Christina Bentes, Fernanda Mussalim
  • Cód: 9788524917394

por R$ 82,00 2x de R$ 41,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Introdução à Linguística
  • Organizador: Anna Christina Bentes, Fernanda Mussalim
  • ISBN: 9788524917394
  • Número de páginas: 480
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 700 gramas

SINOPSE Esta coletânea tece uma densa cartografia dos fundamentos epistemológicos dos diversos rumos de uma ciência chamada Linguística, ao longo do último século. A primeira impressão é a de que se não fosse o século XX, particularmente os últimos cinquenta anos de multifária ebulição teórica, seria bem mais simples e mais fácil indagar-se sobre aventuras e desventuras, entrocamentos e perspectivas teórico-metodológicas da Linguística. Mesmo sendo um conjunto de trabalhos temáticos e não predominantemente históricos, os textos não deixam de nos informar sobre os desmembramentos teóricos da Linguística de uma maneira original, isto é, mostrando a teia dos "programas científicos". Com isto, os ensaios cumprem o papel fundamental de nos levarem a repensar o objeto, as metodologias e as teorias em suas grandes linhas.

Anna Christina Bentes

Anna Chtistina Bentes é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Berkeley (2006). Atualmente é professora MS-3 do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Seu Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se "Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de gêneros do discurso e estilos de fala". Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. Seus principais temas de pesquisa são o fenômeno de narratividade, as práticas de linguagem nos contextos sociais, os gêneros do discurso e os estilos de fala. E-mail: annabentes@yahoo.com.br

Fernanda Mussalim

Fernanda Mussalim, possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (1996), doutorado (2003) e pós-doutorado (2009) em Linguística pela mesma universidade. É professora associada 1 da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: identidade linguística nacional; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura, música e pintura); relações entre estilo e ethos; autoria; processos de constituição de identidades femininas no discurso publicitário; fórmulas discursivas; e gêneros discursivos e ensino. Coordena, junto ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e a seu Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, o projeto "Processos de constituição de identidades na arte, na mídia, e na educação". É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), também filiado a essa universidade, membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa - UFU) e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem); e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Língua(gem) em Discurso - UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos - IEL, UNICAMP; Letras & Letras - UFU; Linguasagem - UFSCar; Percursos Linguísticos - UFES; e Coleção Mestrado em Linguística - UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ - nível 2 - pelo CNPq.
Esta coletânea tece uma densa cartografia dos fundamentos epistemológicos dos diversos rumos de uma ciência chamada Linguística, ao longo do último século. A primeira impressão é a de que se não fosse o século XX, particularmente os últimos cinquenta anos de multifária ebulição teórica, seria bem mais simples e mais fácil indagar-se sobre aventuras e desventuras, entrocamentos e perspectivas teórico-metodológicas da Linguística. Mesmo sendo um conjunto de trabalhos temáticos e não predominantemente históricos, os textos não deixam de nos informar sobre os desmembramentos teóricos da Linguística de uma maneira original, isto é, mostrando a teia dos "programas científicos". Com isto, os ensaios cumprem o papel fundamental de nos levarem a repensar o objeto, as metodologias e as teorias em suas grandes linhas.