Jogos e brincadeiras - tempos, espaços e diversidade
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Jogos e brincadeiras - tempos, espaços e diversidade

Maria Walburga dos Santos, Tizuko Morchida Kishimoto
  • Cód: 9788524924910

Confira algumas páginas

por R$ 52,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Organizador: Tizuko Morchida Kishimoto, Maria Walburga dos Santos
  • ISBN: 9788524924910
  • Número de páginas: 264
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 390 gramas

SINOPSE O livro é fruto de trabalhos acadêmicos de alunos de pós-graduação, nas linhas de pesquisa Psicologia e Educação e História e Historiografia, produzidas no período de 2000 a 2010, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), além de outras investigações sobre a temática do lúdico, sob a orientação de Tizuko Morchida Kishimoto em Portugal, na Universidade do Minho. Entre os temas abordados, encontram-se o jogo de percurso, o brincar nos interesses e necessidades das crianças, na formação de professores e nos tempos livres das crianças. Trata também das relações entre brinquedo e gênero e entre lúdico e letramento, assim como o lúdico em diferentes contextos, como nos quilombos, nos tempos de Anchieta e no contexto japonês.

Maria Walburga dos Santos

Docente na Universidade Federal de São Carlos, departamento de ciências humanas e educação, campus Sorocaba. Atua na área de educação infantil, no curso de pedagogia, com habilitação também para o ensino de história e geografica. Desenvolve pesquisa com as temáticas: educação infantil, jogos e brincadeiras e comunidades quilombolas. Doutora e mestre em educação - história e historiografia - pela USP, com orientação da Porfª Dra. Tizuko Morchida Kishimoto. Participa de rede interncaional de pesquisadores "Contextos integrados em educação infantil" (FEUSP) e dos grupos de estudos e pesquisas "A criança, a nfância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença" (UFSCAR- SÃO CARLOS) e "Educação, territórios negros e saúde" (UFSCAR-SOROCABA). Ingressou na UFSCAR em 2011, campus São Carlos, trabalhando no departamento de teproas e práticas pedagógicas - DTPP, até o inicio de 2016. Exerceu a função de coordenadora de ações afirmativas e outras políticas de equidade da pro-reitoria da graduação da Universidade Fedeeral de São Carlos (2013-2014).

Tizuko Morchida Kishimoto

Professor Sênior da Faculdade de educação da USP. Criou e coordenou o LABRIMP- laboratório de brinquedos e materiais pedagógicos (1982-2014) e o MEB- Museu de Educação e do Brinquedo (1999-2014). Docente e pesquisadora nas áreas de educação infantil, jogos e brincadeiras e formação de professores. Coordenação de convênios ibnternacionais com Moçambique, Universidades japonesas e portuguesas. Publicações: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (Cortez, 1996); O brincar e suas teorias (CengageLearning, 1998); Jogos infantis (Vozes, 1994), entre outros.
O livro é fruto de trabalhos acadêmicos de alunos de pós-graduação, nas linhas de pesquisa Psicologia e Educação e História e Historiografia, produzidas no período de 2000 a 2010, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), além de outras investigações sobre a temática do lúdico, sob a orientação de Tizuko Morchida Kishimoto em Portugal, na Universidade do Minho. Entre os temas abordados, encontram-se o jogo de percurso, o brincar nos interesses e necessidades das crianças, na formação de professores e nos tempos livres das crianças. Trata também das relações entre brinquedo e gênero e entre lúdico e letramento, assim como o lúdico em diferentes contextos, como nos quilombos, nos tempos de Anchieta e no contexto japonês.