Ler e dizer - compreensão e comunicação do texto escrito
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Ler e dizer - compreensão e comunicação do texto escrito

Elie Bajard
  • Cód: 9788524921711

por R$ 36,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Nova Coleção Questões da Nossa Época
  • Autor: Elie Bajard
  • ISBN: 9788524921711
  • Número de páginas: 128
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 170 gramas

SINOPSE Na língua escrita, o livro identifica duas atividades: uma silenciosa, individual, a leitura, e outra sonora, social, que chamamos dizer. Ao contrário da leitura, o dizer sempre convoca, além da língua, outras linguagens: olhar, gesto, espaço, figurino etc. Quando ele se refere a um texto de ficção, surge então um jogo de faz de conta, uma vez que o emissor assume o papel de personagem. Assim o texto dito escapa à literatura e participa da arte teatral.

Elie Bajard

Élie Bajard é doutor em Linguística, trabalhou na formação de professores na França e na Argélia. No Brasil, na qualidade de adido linguístico da Embaixada da França, foi consultor no Ministério da Educação (MEC) de 1990 a 1994. Nesse período, desenvolveu o Projeto Pró-Leitura, implantado em doze Estados, que visa a formação de professores na área da aprendizagem da escrita, fundamentada na prática do livro. Trabalhou no Marrocos na formação de professores em áreas rurais. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), realizou pesquisas em bibliotecas escolares interativas. Foi consultor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Hoje atua em ONGs dedicadas a descoberta do livro de literatura infantojuvenil por crianças oriundas de famílias excluidas da cultura escrita e em instituições voltadas para a aprendizagem da escrita pela comunidade surda. É autor dos livros Le jeu dramatique (CRDP); Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem; Da escuta de textos a leitura; Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito, publicados pela Cortez Editora.
Na língua escrita, o livro identifica duas atividades: uma silenciosa, individual, a leitura, e outra sonora, social, que chamamos dizer. Ao contrário da leitura, o dizer sempre convoca, além da língua, outras linguagens: olhar, gesto, espaço, figurino etc. Quando ele se refere a um texto de ficção, surge então um jogo de faz de conta, uma vez que o emissor assume o papel de personagem. Assim o texto dito escapa à literatura e participa da arte teatral.