Linguística textual - introdução
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Linguística textual - introdução

Ingedore Koch, Leonor Lopes Fávero
  • Cód: 9788524918926

por R$ 38,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: Leonor Lopes Fávero, Ingedore Koch
  • ISBN: 9788524918926
  • Número de páginas: 152
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 190 gramas

SINOPSE O objetivo desta obra é apresentar ao leitor brasileiro, de hoje, uma visão panorâmica da Linguística Textual, nos seus primórdios, ramo da ciência da linguagem que vinha tomando grande impulso na Europa, mas cuja divulgação em nosso país era ainda incipiente, em razão de existirem poucas obras traduzidas para o português. O livro das professoras Leonor Lopes Fávero e Ingedore G. Villaça Koch, resultado de cuidadoso trabalho de pesquisa, em obras publicadas em diversos idiomas, constitui contribuição significativa para o conhecimento reflexivo sobre a origem da Linguística Textual, as causas de seu surgimento, primeiros momentos e principais pesquisadores.

Ingedore Koch

Ingedore G. Villaça Koch é licenciada em Letras e bacharel em Direito pela USP, mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP e Livre-docente em Análise do Discurso pela Unicamp. Na PUC/SP, atuou nos cursos de Letras e Jornalismo, na pós-graduação e na especialização. É professora titular do Departamento de Linguística do IEL - Unicamp, onde implantou a área de Linguística Textual. Entre suas obras, contam-se: Linguística Aplicada ao Português (Morfologia e Sintaxe), Argumentação e Linguagem, Texto e Coerência, Desvendando os segredos do texto, intertextualidade: diálogos possíveis (Cortez Editora); A coesão textual, A coerência textual, A interação pela linguagem, O texto e a construção dos sentidos, Ler e compreender (Editora Contexto); Introdução à Linguística Textual (Martins Fontes). É coautora de Gramática da Língua Portuguesa (Ed. Almedina, Coimbra) e tem inúmeros trabalhos publicados em revistas e coletâneas, no país e no exterior.

Leonor Lopes Fávero

Leonor Lopes Fávero é professora titular de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) e titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade de Paris VII e é Livre-docente em Linguística pela USP. Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nas áreas de Linguística Textual, História das Ideias Linguísticas e Estudos de Língua Falada. Principais livros publicados: "As concepções linguísticas no século XVIII - a gramática portuguesa", "As concepções linguísticas no século XX - a gramática no Brasil" (em col.), "Oralidade e escrita" em col.), "Coesão e coerência textuais".
O objetivo desta obra é apresentar ao leitor brasileiro, de hoje, uma visão panorâmica da Linguística Textual, nos seus primórdios, ramo da ciência da linguagem que vinha tomando grande impulso na Europa, mas cuja divulgação em nosso país era ainda incipiente, em razão de existirem poucas obras traduzidas para o português. O livro das professoras Leonor Lopes Fávero e Ingedore G. Villaça Koch, resultado de cuidadoso trabalho de pesquisa, em obras publicadas em diversos idiomas, constitui contribuição significativa para o conhecimento reflexivo sobre a origem da Linguística Textual, as causas de seu surgimento, primeiros momentos e principais pesquisadores.