Metodologia do Ensino de Arte
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Metodologia do Ensino de Arte

Maria F. de Rezende e Fusari, Maria Heloísa C. de T. Ferraz
  • Cód: 9788524926785

por R$ 62,00 2x de R$ 31,00 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Magistério
  • Autor: Maria F. de Rezende e Fusari, Maria Heloísa C. de T. Ferraz
  • ISBN: 9788524926785
  • Número de páginas: 222
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 340 gramas

SINOPSE As autoras discutem neste livro a importância da arte na vida infantil e as possibilidades de o educador compreender e intermediar o processo de construção do conecimento artístico e estético pela criança. O objetivo deste livro é apresentar uma contribuição para esses estudos, visando novas reflexões sobre as práticas educativas em arte na escola.

Maria F. de Rezende e Fusari

Maria Felisminda de Rezende e Fusari (1940-1999). Fez Escola Normal (1958) e estudou Música, formou-se em Pedagogia pela PUC/SP e em Artes Plásticas-Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado. Especializou-se em Meios Audiovisuais na Educação Escolar. A partir da década de 1980, realizou pesquisas na área de Televisão e Vídeo na formação de professores, objeto de mestrado e doutoramento realizados no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP.
Lecionou arte e foi coordenadora de Serviço de Recursos Audiovisuais em escolas de 1° grau. Foi professora de Metodologia do Ensino de Artes Plásticas em curso de licenciatura.
Foi professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da USP nas áreas de "Meios de Comunicação e Educação" e "Arte na Educação". Foi membro de diretoria da AESP - Associação de Arte Educadores do Estado de São Paulo e da ABT-SP - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - Sessão São Paulo. Tem livros e artigos publicados na área, destacando-se "O educador e desenho animado que a criança vê na televisão", pela Loyola, 1985. "Metodologia do ensino da Arte" (coautoria com Maria Heloísa C. de T. Ferraz), pela Cortez, 1991 e foi uma das elaboradas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, publicado pelo MEC em 1999.

Maria Heloísa C. de T. Ferraz

Maria Heloísa Corrêa de Toledo Ferraz - Licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, é Mestre e Doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Lecionou Artes Plásticas e História da Arte em escolas de ensino fundamental e médio. Foi professora titular da Faculdade de Belas Artes de São Paulo no Curso de Licenciatura em Educação Artística e professora de Estética e História da Arte nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Organizou o Museu Osório Cesar, no Complexo Hospitalar do Juqueri em Franco da Rocha, SP, em 1985, e foi coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC/USP, 1991), onde também exerceu a função de suplente da diretoria (1991/1992).
Desde 1980 vem realizando estudos e pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de Arte e a atuação de professores nessa área, tanto no ensino formal como em outras instituições. É sócia-fundadora e foi membro da diretoria da AESP - Associação de Arte-Educadores de São Paulo e da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.
Nos últimos anos tem prestado assessoria e consultoria junto a instituições de ensino e pesquisa nas áreas de arte, educação e museu.
Publicou livros e artigos em revistas especializadas, destacando-se: "Arte-Educação: vivência experienciação ou livro didático?" Loyola, 1987 (co-autororia com Idméa S. Siqueira); "Metodologia do ensino de Arte: fundamentos e proposições 2ed. rev.". São Paulo, Cortez, 2009. "Arte e Loucura. Limites do Imprevisível", Editora Lemos, 1998. Foi uma das elaboradoras dos "Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental", publicado pelo MEC em 1997 e 1998 e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 1999; foi ainda coordenadora de Artes dos Parâmetros em Ação, Ensino Médio, 2001 e co-autora da parte de Arte dos PCN + Ensino Médio, 2002, também publicados pelo MEC.
As autoras discutem neste livro a importância da arte na vida infantil e as possibilidades de o educador compreender e intermediar o processo de construção do conecimento artístico e estético pela criança. O objetivo deste livro é apresentar uma contribuição para esses estudos, visando novas reflexões sobre as práticas educativas em arte na escola.