Mudança linguística - uma abordagem baseada no uso
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Mudança linguística - uma abordagem baseada no uso

Mário Eduardo Martelotta
  • Cód: 9788524918179

por R$ 36,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem
  • Autor: Mário Eduardo Martelotta
  • ISBN: 9788524918179
  • Número de páginas: 136
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 180 gramas

SINOPSE Nesta obra, o autor põe à disposição de leitores iniciantes nos estudos do funcionalismo linguístico um conjunto de perspectivas de análise relativas à mudança linguística. A fim de analisar a mudança e a variação, o autor faz uma incursão pelos movimentos teóricos da linguística, desde o século XIX, com a gramática histórico-comparativa, passando por Saussure e Chomsky, até os dias de hoje, com as abordagens linguísticas centradas no uso. A complexidade do jogo comunicativo é discutida pelo autor, que tece uma exposição bem alinhavada das abordagens sobre mudança. Este material constitui-se como um compêndio que registra os avanços científicos ocorridos desde o século XX, quando se deu maior ênfase, de um lado, ao formalismo voltado para a sintaxe autônoma, e de outro, ao funcionalismo calcado no impacto linguístico provocado pelas diferenças sociais.

Mário Eduardo Martelotta

Mário Eduardo Martelotta, possui graduação em Português Literatura pela Universidade Veiga de Almeida (1979), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e Lingüística Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo, mudança lingüística, gramaticalização, ordenação vocabular e adverbio.
Nesta obra, o autor põe à disposição de leitores iniciantes nos estudos do funcionalismo linguístico um conjunto de perspectivas de análise relativas à mudança linguística. A fim de analisar a mudança e a variação, o autor faz uma incursão pelos movimentos teóricos da linguística, desde o século XIX, com a gramática histórico-comparativa, passando por Saussure e Chomsky, até os dias de hoje, com as abordagens linguísticas centradas no uso. A complexidade do jogo comunicativo é discutida pelo autor, que tece uma exposição bem alinhavada das abordagens sobre mudança. Este material constitui-se como um compêndio que registra os avanços científicos ocorridos desde o século XX, quando se deu maior ênfase, de um lado, ao formalismo voltado para a sintaxe autônoma, e de outro, ao funcionalismo calcado no impacto linguístico provocado pelas diferenças sociais.