Organização escolar e democracia radical - Paulo Freire e a governação democrática da escola pública
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Organização escolar e democracia radical - Paulo Freire e a governação democrática da escola pública

Licínio C. Lima
  • Cód: 9788524920141

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  • Cortez Editora
  • Autor: Licínio C. Lima
  • ISBN: 9788524920141
  • Número de páginas: 128
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 210 gramas

SINOPSE Neste estudo, Licínio C.Lima apresenta uma caracterização de alguns elementos estruturantes das concepções de democracia radical, de organização e de participação como práticas de liberdade, presentes em diversos trabalhos de Paulo Freire e por ele mais requisitados nas suas propostas político-pedagógicas, desde as suas primeiras obras. Através de referências bibliográficas e documentais, o autor oferece-nos uma excelente seleção da obra de Paulo Freire, assim como de outros autores que constituem um referencial fundamental para ler e dialogar sobre Freire e sua obra.

Licínio C. Lima

Licínio C.Lima é professor catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal. Foi professor convidado e dirigiu cursos e seminários em várias universidades no Brasil e na Europa. Integra várias associações científicas e educativas, nacionais e internacionais, e foi membro fundador do Fórum Mundial de Educação, da Sociedade Europeia de Investigação em Educação de Adultos, do Instituto Paulo Freire de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Fórum Português de Administração Educacional. Em 1993 recebeu o Prêmio Rui Grácio, instituído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor, coautor e editor de numerosas obras, publicadas em treze países e em seis distintas línguas, incluindo mais 30 de livros. Pela Cortez Editora publicou: "A Escola como organização educativa - uma abordagem sociológica" (2011, 4ª ed.), "Educação ao longo da vida - entre a mão direita e a mão esquerda da Miró" (2007), "Aprender para ganhar, conhecer para competir - sobre a subordinação da educação na 'sociedade da aprendizagem'" (2012).
Neste estudo, Licínio C.Lima apresenta uma caracterização de alguns elementos estruturantes das concepções de democracia radical, de organização e de participação como práticas de liberdade, presentes em diversos trabalhos de Paulo Freire e por ele mais requisitados nas suas propostas político-pedagógicas, desde as suas primeiras obras. Através de referências bibliográficas e documentais, o autor oferece-nos uma excelente seleção da obra de Paulo Freire, assim como de outros autores que constituem um referencial fundamental para ler e dialogar sobre Freire e sua obra.