Pedagogia universitária - caminhos para a formação de professores
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Pedagogia universitária - caminhos para a formação de professores

Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta
  • Cód: 9788524918025

Black Friday - 50%
de R$ 52,00por R$ 26,00 Economize R$ 26,00

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Organizador: Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta
  • ISBN: 9788524918025
  • Número de páginas: 248
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 350 gramas

SINOPSE Os autores que participam da realização deste livro abordam a educação superior como uma experiência em construção, na qual estão envolvidos inúmeros sujeitos e instâncias institucionais. Colocam seus conhecimentos e experiências a serviço da reflexão crítica e criativa para fomentar a inovação do ensino e a qualidade da docência universitária, contribuindo para a consolidação do campo referente à formação do professorado do ensino superior, que tem se afirmado como imprescindível para a melhora qualitativa desse nível de ensino. Esperamos com ele oferecer aos professores, às instituições de ensino superior, aos pesquisadores da área da formação e das práticas docentes no ensino superior e aos futuros professores em fase de formação, uma abordagem teórico-prática do que se chama atualmente de pedagogia universitária.

Maria Isabel de Almeida

Maria Isabel de Almeida é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu estudos e pós-graduação na área de didática. Trabalha centralmente com a formação de professores e orienta pesquisas de mestrado e doutorado nos campos da didática e formação de professores, temas presentes também em suas publicações. Seus últimos estudos e pesquisas têm sido sobre pedagogia universitária, tendo realizado estudos de pós-doutorado nesse campo junto à Universidade Autônoma de Barcelona. Participou da gestão da área da graduação na Universidade de São Paulo no período 2006-2009, como assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Atualmente é vice-presidente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FE/USP e integra a Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. É integrante do Colegiado de Gestão do Grupo de Trabalho de Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). É também coordenadora (em parceria) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Educadores (Gepefe-FE/USP).

Selma Garrido Pimenta

Selma Garrido Pimenta, é Professora titular de Didática na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado na área de Educação (Filosofia), pela pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi Presidente eleita da Ande - Associação Nacional de Educação (1983/86) e presidente eleita da Comissão de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP (1999/2001). Foi também coordenadora do GT de Didática da Anped - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (1996/2000). Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), na qual também coordena o Gepefe. Consultora da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo junto ao Programa de Formação Contínua de Professores.
Os autores que participam da realização deste livro abordam a educação superior como uma experiência em construção, na qual estão envolvidos inúmeros sujeitos e instâncias institucionais. Colocam seus conhecimentos e experiências a serviço da reflexão crítica e criativa para fomentar a inovação do ensino e a qualidade da docência universitária, contribuindo para a consolidação do campo referente à formação do professorado do ensino superior, que tem se afirmado como imprescindível para a melhora qualitativa desse nível de ensino. Esperamos com ele oferecer aos professores, às instituições de ensino superior, aos pesquisadores da área da formação e das práticas docentes no ensino superior e aos futuros professores em fase de formação, uma abordagem teórico-prática do que se chama atualmente de pedagogia universitária.