Políticas públicas e educação de jovens e adultos no Brasil
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Políticas públicas e educação de jovens e adultos no Brasil

Cláudia Borges Costa, Maria Margarida Machado
  • Cód: 9788524925795

Confira algumas páginas

por R$ 54,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Coleção Docência em Formação
  • Autor: Cláudia Borges Costa, Maria Margarida Machado
  • ISBN: 9788524925795
  • Número de páginas: 208
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 320 gramas

SINOPSE A educação de jovens e adultos foi concebida, historicamente, como uma oferta compensatória e aligeirada de escolaridade se comparada às demais etapas de Educação Básica. No fim da última década do século XX, houve maior reconhecimento da educação como direito de todos e todas; no entanto, e democratização do acesso à educação e a consolidação da EJA como política pública continua sendo um caminho de difíceis passos para a concretização desse direito. Nesta obra, buscamos registrar parte da trajetória de constituição da EJA como política pública, bem como as alternativas que se constituíram em resistência, defesa e respeito à diversidade e garantia do direito a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade social para jovens e adultos trabalhadores.

Cláudia Borges Costa

Professora doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em História e Mestre em Educação. Atua como profissional da Educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia (GO), atualmente lotada no Conselho Municipal de Educação. Integra a equipe que compõe o Centro Memória Viva da UFG em pesquisas do Subprojeto: “Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: História e Memória”.

Maria Margarida Machado

Professora doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação dessa instituição. Investiga a Educação de Jovens e Adultos em nível nacional e no Estado de Goiás, Educação Profissional integrada a EJA e política de educação municipal. É bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com investigação voltada para a reconstituição histórica da EJA em Goiás. Este livro é parte desses estudos.
A educação de jovens e adultos foi concebida, historicamente, como uma oferta compensatória e aligeirada de escolaridade se comparada às demais etapas de Educação Básica. No fim da última década do século XX, houve maior reconhecimento da educação como direito de todos e todas; no entanto, e democratização do acesso à educação e a consolidação da EJA como política pública continua sendo um caminho de difíceis passos para a concretização desse direito. Nesta obra, buscamos registrar parte da trajetória de constituição da EJA como política pública, bem como as alternativas que se constituíram em resistência, defesa e respeito à diversidade e garantia do direito a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade social para jovens e adultos trabalhadores.

Quem viu, viu também