Serviço Social na Justiça da Família - demandas contemporâneas do exercício profissional
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Serviço Social na Justiça da Família - demandas contemporâneas do exercício profissional

Dalva Azevedo de Gois, RITA DE CASSIA OLIVEIRA
  • Cód: 9788524927171

Confira algumas páginas

por R$ 48,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Temas Sociojurídicos
  • Autor: Dalva Azevedo de Gois, RITA DE CASSIA OLIVEIRA
  • ISBN: 9788524927171
  • Número de páginas: 152
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 230 gramas

SINOPSE Este livro, de autoria de duas experientes assistentes sociais e pesquisadoras do Judiciário brasileiro — e que conta com valioso prefácio de Eunice Fávero —, aborda temas espinhosos e necessários, tais como: Serviço Social e mediação de conflitos, visita assistida entre pais e filhos, oficina de parentalidade, participação de assistentes sociais em audiências judiciais e na produção da prova técnica simplificada, depoimento especial, litígios de família, alienação parental, entre outros. Com coragem, conhecimento profundo das matérias, linguagem acessível e posicionamentos claros, as autoras discorrem, também, sobre o estudo/perícia social, bem como a relação entre o perito e o assistente técnico, e questionam com lucidez os objetivos e princípios éticos que devem nortear a elaboração de documentos na esfera judicial. Enfim, Dalva Gois e Rita Oliveira enfrentam com sabedoria o que elas mesmas chamam de histórico “silêncio” teórico sobre o trabalho profissional do assistente social nessa área.
Leitura obrigatória e imprescindível não só para assistentes sociais, mas também para psicólogos e profissionais do Direito que atuam no interior do Poder Judiciário ou em sua interface.

Dalva Azevedo de Gois

Dalva Azevedo de Gois - Assistente social. Especialista em famílias, mestre e doutora em Serviço Social (PUC/SP). Pesquisadora, em especial, sobre famílias e trabalho social, temática na qual atuou como docente, supervisora técnica e consultora. Entre as publicações, destaque-se a obra individual “Adoção Consentida: do desenraizamento social da família à prática de adoção aberta” (Editora Cortez), capítulo e co-organização do livro (coletânea) “Serviço Social e temas sociojurídicos: debates e experiências” (Editora LumenJuris), capítulos e organização do livro (coletânea) “Famílias e Trabalho Social: trilhando caminhos no Serviço Social (Editora Papel Social) e capítulo do livro (coletânea) “Políticas Sociais: percursos e desafios interdisciplinares” (Editora Terracota), além de artigos nas revistas Serviço Social & Sociedade (Editora Cortez), Katálysis (Editora da UFSC) e Serviço Social & Saúde (Editora da Unicamp).

RITA DE CASSIA OLIVEIRA

Graduada em Serviço Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1985), Mestre (2001) e Doutora (2015) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP, trabalha como Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 1993. Docente desde 2002, em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. A partir da experiência de trabalho com família, infância e juventude na área sócio jurídica, vem realizando estudos, pesquisas, publicações e consultorias sobre a convivência familiar e comunitária, o sistema de garantia de direitos e as particularidades do trabalho do assistente social nessa área. Destacam-se entre essas ações, a coordenação da pesquisa sobre as instituições de acolhimento de crianças e adolescentes realizada na cidade de São Paulo em 2004, a publicação "Quero voltar para casa: o trabalho em rede e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em abrigos", AASPTJSP, 2007 e a realização de cursos, oficinas e palestras sobre a elaboração de estudos, perícias, relatórios e laudos sociais..
Este livro, de autoria de duas experientes assistentes sociais e pesquisadoras do Judiciário brasileiro — e que conta com valioso prefácio de Eunice Fávero —, aborda temas espinhosos e necessários, tais como: Serviço Social e mediação de conflitos, visita assistida entre pais e filhos, oficina de parentalidade, participação de assistentes sociais em audiências judiciais e na produção da prova técnica simplificada, depoimento especial, litígios de família, alienação parental, entre outros. Com coragem, conhecimento profundo das matérias, linguagem acessível e posicionamentos claros, as autoras discorrem, também, sobre o estudo/perícia social, bem como a relação entre o perito e o assistente técnico, e questionam com lucidez os objetivos e princípios éticos que devem nortear a elaboração de documentos na esfera judicial. Enfim, Dalva Gois e Rita Oliveira enfrentam com sabedoria o que elas mesmas chamam de histórico “silêncio” teórico sobre o trabalho profissional do assistente social nessa área.
Leitura obrigatória e imprescindível não só para assistentes sociais, mas também para psicólogos e profissionais do Direito que atuam no interior do Poder Judiciário ou em sua interface.