Sustentabilidade e educação - um olhar da ecologia política
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Sustentabilidade e educação - um olhar da ecologia política

Carlos Frederico Bernardo Loureiro
  • Cód: 9788524918667

por R$ 36,00  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Coleção: Nova Coleção Questões da Nossa Época
  • Autor: Carlos Frederico Bernardo Loureiro
  • ISBN: 9788524918667
  • Número de páginas: 128
  • Formato: 14.00 x 21.00
  • Peso: 170 gramas

SINOPSE O que traz de novo o debate ambiental? O novo está na incorporação do ambiente enquanto categoria estratégica para se discutir os estilos de vida e a estrutura social em um planeta pela primeira vez visto com limites naturais. As perguntas de fundo são: Qual é o meu direito de satisfazer certas necessidades quando isso pode afetar a vida de outro? Qual é o sentido da existência humana? O livro aborda essas inquietantes questões, associando-as a duas temáticas prioritárias nos tempos atuais: sustentabilidade e educação.O objetivo é apresentar um panorama sobre esses temas, ajudando o leitor a entendê-los e a se situar no cenário atual. Para tanto, é retomada a história da ecologia política e da noção de sustentabilidade, reportando em seguida a educação ambiental para o cerne da discussão. Ao final, são indicadas algumas atividades práticas e um glossário, como forma de ilustrar e contribuir para esclarecer conceitos repetidos, mas pouco compreendidos.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Carlos Frederico B. Loureiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos da UFRG. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIES/FE/UFRJ). Pesquisador do CNPq. Participação em projetos de educação ambiental junto a instituições como: Instituto de Gestão das Águas da Bahia, Secretaria de Educação da Bahia, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, ICMBio, Iets, Ibase e Ibam. Autor de inúmeros artigos e livros em educação ambiental. Pela Cortez Editora possui os seguintes títulos publicados:"Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate"; "Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania"; "Pensameno complexo, dialética e educação ambiental"; "Trajetória e fundamentos da educação ambiental"; "Repensar a educação ambiental: um olhar crítico".
O que traz de novo o debate ambiental? O novo está na incorporação do ambiente enquanto categoria estratégica para se discutir os estilos de vida e a estrutura social em um planeta pela primeira vez visto com limites naturais. As perguntas de fundo são: Qual é o meu direito de satisfazer certas necessidades quando isso pode afetar a vida de outro? Qual é o sentido da existência humana? O livro aborda essas inquietantes questões, associando-as a duas temáticas prioritárias nos tempos atuais: sustentabilidade e educação.O objetivo é apresentar um panorama sobre esses temas, ajudando o leitor a entendê-los e a se situar no cenário atual. Para tanto, é retomada a história da ecologia política e da noção de sustentabilidade, reportando em seguida a educação ambiental para o cerne da discussão. Ao final, são indicadas algumas atividades práticas e um glossário, como forma de ilustrar e contribuir para esclarecer conceitos repetidos, mas pouco compreendidos.