Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social

Denise Bértoli Braga
  • Cód: 9788524924224

Confira algumas páginas

por R$ 63,00 2x de R$ 31,50 sem juros  

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Organizador: Denise Bértoli Braga
  • ISBN: 9788524924224
  • Número de páginas: 272
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 400 gramas

SINOPSE Desde as décadas finais do século XX, estudiosos de diferentes áreas têm se preocupado com as mudanças significativas que as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) promoveram nos modos de interação entre indivíduos e grupos sociais de diversos e nas alternativas de acesso, produção e divulgação de bens culturais. Embora muitas discussões indiquem a possibilidade de construção de práticas sociais mais horizontais, o uso das TDICs para participação cidadã precisa ser mais bem compreendida e incentivada. Na busca de construir um olhar plural e crítico, esta obra integra reflexões de áreas distintas, que oferecem ao leitor um leque bastante vasto de perspectivas teóricas, bem como de questões de ordem prática. Dois ensaios iniciais contextualizam a discussão mais ampla refletindo sobre as esperanças e dilemas da sociedade conectada. O primeiro sintetiza debates realizados por educadores e linguistas aplicados, o segundo explicita questões de ordem técnica e provocativamente questiona a eficácia do ativismo político virtual. Os demais estudos são de cunho empírico e abordam diferentes esferas de ação social: percursos individuais no processo de apropriação das TDICs, uso de tecnologias digitais em ações educativas, iniciativas de democratização no contexto de esfera pública, e uso dos recursos digitais para a construção efetiva de diálogos interculturais.

Desde as décadas finais do século XX, estudiosos de diferentes áreas têm se preocupado com as mudanças significativas que as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) promoveram nos modos de interação entre indivíduos e grupos sociais de diversos e nas alternativas de acesso, produção e divulgação de bens culturais. Embora muitas discussões indiquem a possibilidade de construção de práticas sociais mais horizontais, o uso das TDICs para participação cidadã precisa ser mais bem compreendida e incentivada. Na busca de construir um olhar plural e crítico, esta obra integra reflexões de áreas distintas, que oferecem ao leitor um leque bastante vasto de perspectivas teóricas, bem como de questões de ordem prática. Dois ensaios iniciais contextualizam a discussão mais ampla refletindo sobre as esperanças e dilemas da sociedade conectada. O primeiro sintetiza debates realizados por educadores e linguistas aplicados, o segundo explicita questões de ordem técnica e provocativamente questiona a eficácia do ativismo político virtual. Os demais estudos são de cunho empírico e abordam diferentes esferas de ação social: percursos individuais no processo de apropriação das TDICs, uso de tecnologias digitais em ações educativas, iniciativas de democratização no contexto de esfera pública, e uso dos recursos digitais para a construção efetiva de diálogos interculturais.