Universidade brasileira no século XXI - desafios do presente
Passe o mouse na imagem para ver detalhes + Ampliar

Universidade brasileira no século XXI - desafios do presente

Valdemar Sguissardi
  • Cód: 9788524915260

Disponível em Estoque. Entrega em 2 dias úteis para a cidade de São Paulo (para pedidos efetuados até as 11h; após este horário, entrega em 3 dias úteis).

Outras localidades: Grande São Paulo e Interior de SP: de 2 a 4 dias úteis. Outras Capitais: de 2 a 4 dias úteis. Interior de Outros Estados: de 5 a 15 dias úteis. Os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade de estoque.

  • Cortez Editora
  • Autor: Valdemar Sguissardi
  • ISBN: 9788524915260
  • Número de páginas: 344
  • Formato: 16.00 x 23.00
  • Peso: 520 gramas

SINOPSE A universidade brasileira no século XXI se vê obrigada, por imperativo ético e moral, a perguntar-se incessantemente se a forma (e conteúdo) de sua expansão não empreendeu um processo de distinção social, uma vez que a nova vaga muitas vezes impregnou-se de inegável desvalorização consoante sua perda de substância no bojo do processo de expansão. Os temas densos e tensos presentes em tais questões encontram neste livro de Valdemar Sguissardi a opinião de um respeitado estudioso brasileiro que acumulou intensa experiência na análise do ensino superior e de suas vicissitudes em tempos de noite escura que aguarda os sinais do dia claro. Os estudos aqui reunidos oferecem subsídios preciosos para que o leitor interessado no tema da universidade e preocupado com seu futuro neste século XXI que se inicia, possa valer-se do acervo rico de informações que Sguissardi nos oferece para burquianamente perguntar: o que torna conservadora a obra da renovação?. No caso do ensino superior, essa questão jamais poderia ser enfrentada sem os escritos desse grande especialista. Do prefácio de Marcos Cezar de Freitas

Valdemar Sguissardi

Valdemar Sguissardi é Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de lÉducation - Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de lÉducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.
A universidade brasileira no século XXI se vê obrigada, por imperativo ético e moral, a perguntar-se incessantemente se a forma (e conteúdo) de sua expansão não empreendeu um processo de distinção social, uma vez que a nova vaga muitas vezes impregnou-se de inegável desvalorização consoante sua perda de substância no bojo do processo de expansão. Os temas densos e tensos presentes em tais questões encontram neste livro de Valdemar Sguissardi a opinião de um respeitado estudioso brasileiro que acumulou intensa experiência na análise do ensino superior e de suas vicissitudes em tempos de noite escura que aguarda os sinais do dia claro. Os estudos aqui reunidos oferecem subsídios preciosos para que o leitor interessado no tema da universidade e preocupado com seu futuro neste século XXI que se inicia, possa valer-se do acervo rico de informações que Sguissardi nos oferece para burquianamente perguntar: o que torna conservadora a obra da renovação?. No caso do ensino superior, essa questão jamais poderia ser enfrentada sem os escritos desse grande especialista. Do prefácio de Marcos Cezar de Freitas