Olá, seja bem-vindo!
cart 0
Seu carrinho está vazio.

Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social

ver sinopse completa
R$ 72 ,00
3x sem juros R$ 24
simule o frete
loader
Ficha técnica
Código de barras:
9788524924224
Peso:
398
Dimensões:
1.50cm x 16.00cm x 23.00cm
Código:
13504
Número de páginas:
272
Edição:
1ª EDIÇÃO (2 ª REIMPRESSÃO)
Sinopse
Desde as décadas finais do século XX, estudiosos de diferentes áreas têm se preocupado com as mudanças significativas que as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) promoveram nos modos de interação entre indivíduos e grupos sociais de diversos e nas alternativas de acesso, produção e divulgação de bens culturais. Embora muitas discussões indiquem a possibilidade de construção de práticas sociais mais horizontais, o uso das TDICs para participação cidadã precisa ser mais bem compreendida e incentivada. Na busca de construir um olhar plural e crítico, esta obra integra reflexões de áreas distintas, que oferecem ao leitor um leque bastante vasto de perspectivas teóricas, bem como de questões de ordem prática. Dois ensaios iniciais contextualizam a discussão mais ampla refletindo sobre as esperanças e dilemas da sociedade conectada. O primeiro sintetiza debates realizados por educadores e linguistas aplicados, o segundo explicita questões de ordem técnica e provocativamente questiona a eficácia do ativismo político virtual. Os demais estudos são de cunho empírico e abordam diferentes esferas de ação social: percursos individuais no processo de apropriação das TDICs, uso de tecnologias digitais em ações educativas, iniciativas de democratização no contexto de esfera pública, e uso dos recursos digitais para a construção efetiva de diálogos interculturais.
Colaboradores
Organizador

Denise Bértoli Braga

Denise Bértoli Braga é professora titular da Unicamp no Departamento de Linguística Aplicada. Fez mestrado em Linguística na Unicamp, doutorado em Educação na Universidade de Londres e pós-doutorado na Universidade de Monash, na Austrália. Desde a década de 1990 se dedica aos estudos das tecnologias digitais, buscando entender seus impactos na linguagem e no ensino, inicialmente com ênfase na construção de materiais digitais para estudo automonitorado. Desenvolveu cursos de capacitação do uso de tecnologias digitais em práticas de ensino voltados para professores em serviço. Recentemente tem se preocupado com o potencial da tecnologia digital para a ampliação da participação social.

Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social

Adicionado ao carrinho!

Ir para o carrinho ou Continue comprando