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Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento?

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Ficha técnica
Código de barras:
9788524927287
Peso:
392
Dimensões:
0.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Código:
13925
Número de páginas:
264
Edição:
1ªEDIÇÃO)
Sinopse
A concepção pedagógica do conceito de Bildung leva, no final do século XIX, à consagrada formulação programática de Bildunstheorie, ou seja, uma “teoria da formação”, com a finalidade maior de desvelar os fundamentos de uma ciência cujo objetivo seria expressar o ser, o vir a ser e as determinações do ser humano. Embora essa concepção ampla de uma disciplina nunca tenha sido concretizada, tornaram-se visíveis as linhas gerais de um projeto de tal natureza. A partir desse momento, a teoria da formação é concebida como uma ciência que visa reunir, num todo, as facetas do tornar-se humano e as possibilidades da influência e da ajuda externas na realização desse processo.
Colaboradores
Autor

Hans-Georg Flickinger

Autor

Claudio Almir Dalbosco

Cláudio Almir Dalbosco possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e Vice-Presidente do GT Filosofia da Educação da ANPED.Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia e Teoria do Conhecimento; na área da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Conceitos nucleares: ra

Autor

Eldon Henrique Mühl

Licenciado em Filosofia e doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade de Campinas. Realizou pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (bolsista Capes), em 2013. Professor de Filosofia da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo. Desenvolve pesquisa na área de fundamentos da educação, teoria crítica e formação de professores. Autor de artigos, capítulos de livros e da obra Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo (2003). Organizou diversas obras em colaboração com outros autores: Filosofia e pedagogia (2008); Diálogo: ressignificando o cotidiano escolar (2004); Educação: práxis e ressignificação pedagógica, em coautoria com Elli Benincá (2010); Sobre filosofia e educação (2009); Textos referenciais de educação em direitos humanos (2013); Teoria crítica e educação (2014); Questões atuais da educação (2016).

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